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Tesla versus Porsche: quem vence a disputa entre os elétricos premium Model S e Taycan

PERFORMANCE

Aqui é onde a comparação fica interessante. O Taycan Turbo S é capaz de acelerar por curtos períodos para produzir cerca de 751 cavalos de potência e 107,1 kgfm de torque, o que é suficiente para impulsionar o carro a 100 km/h em 2,6 segundos, continuando a uma velocidade máxima de 160 km/h. Sem a função de superalimentação, os motores produzem 617 cavalos de potência e uma quantidade não especificada de torque.

A performance do Model S, por outro lado, produz aproximadamente 762 cavalos de potência e 99,9 mkgf de torque de seus motores. Ele atinge 100 km/h em singelos 2,4 segundos, com uma velocidade máxima um pouco maior: 163 km/h. A Porsche afirma que a Tesla não pode sustentar esses resultados, enquanto o Taycan pode repeti-los o dia todo.

Vencedor: Empate

AUTONOMIA

Embora a diferença na capacidade da bateria seja bastante próxima, 93,4 kWh para o Taycan contra os 100 kWh da Tesla, a autonomia dos dois veículos não é.

A Porsche não conseguiu verificar a do Taycan seguindo o padrão da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, Environmental Protection Agency) mais rigoroso usado no país. Ela foi confirmada na Europa, por meio do padrão WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros). Segundo a Porsche, o Turbo S consegue fazer 412 km. Isso é mais de 160 km a menos do que os 587,4 km estimados em WLTP para o Model S da Tesla.

Vencedor: Tesla

APRIMORAMENTO

Qualquer pessoa familiarizada com a Tesla sabe que as atualizações de software over-the-air (OTA) estão entre os maiores pontos fortes da empresa. Embora o atual Model S e suas variantes sejam quase fisicamente idênticos aos veículos que eram há sete anos, ele oferece uma experiência de condução muito diferente. As atualizações refizeram o carro e melhoraram a experiência.

VEJA TAMBÉM: O sucesso da Tesla pouco tem a ver com os carros

Apesar de várias outras montadoras oferecerem atualizações OTA, nenhuma o fez com a frequência e a eficácia da Tesla. A Porsche afirma que também oferecerá atualizações OTA no Taycan. Se elas serão muito significativas? Nos resta apenas esperar e ver.

Vencedor: Tesla

RECARGA

A capacidade de reabastecer em movimento é outra área da equação da mobilidade eletrônica na qual a Tesla se destaca. De fato, a Supercharger Network (rede de supercarregadores) da empresa é um dos maiores ecossistemas de carga rápida do planeta. Assim que o Model S identifica que a bateria está fraca, um aplicativo de navegação redireciona o carro para a estação mais próxima. Se não houver algum nas proximidades, ele o direciona para o carregador de rede localizado mais perto.

A resposta da Porsche aos Tesla Superchargers é a Electrify America, uma rede terceirizada (uma subsidiária do Grupo Volkswagen) capaz de carregar elétricos de marcas diferentes. A infraestrutura atual da EA não é tão grande quanto a da Tesla, mas está crescendo rapidamente.

Além disso, a Porsche afirma que agregará vários aplicativos de carregamento de terceiros em um único login via smartphone. O aplicativo da Tesla não rastreia carregadores fora da rede. Assim, o sistema EA poderia superar o Tesla por conveniência geral.

Com isso dito, a Tesla tem sua rede há sete anos e possui a maior frota de veículos elétricos, com mais de 600 mil carros. Desse modo, a companhia apresenta uma vantagem substancial em uma rede construída em escala real.

Vencedor: Tesla

ReproduçãoForbes
O supecarregador de nível três, exclusivo da Tesla (à esquerda) é capaz de alimentar até 280 km (aproximadamente 50%) em apenas 15 minutos. A Porsche alega que seu sistema de carregamento de alta potência deve permitir uma carga de 80% em apenas 22,5 minutos

TECNOLOGIA

A Tesla é profissional no jogo dos painéis com tela grande, sendo a primeira a lançar um monitor touch destinado ao entretenimento informativo em tamanho retrato de 17 polegadas em seus veículos, além de uma tela de 12 polegadas substituindo o cluster de medidores. O sistema de informação e lazer da Tesla não possui o Apple Car Play e o Android Auto, mas permite a transmissão de músicas por Bluetooth, além da capacidade integrada do Slacker Radio (plataforma de streaming de música) e de atualizações over-the-air.

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