Central NotíciasNotíciasTecnologia

Tesla versus Porsche: quem vence a disputa entre os elétricos premium Model S e Taycan

Porshe
O novo Porsche Taycan 2020, descrito como um sedã de luxo elétrico, entra no mercado para concorrer com os carros anteriormente dominantes da Tesla

Resumo:

  • O novo Porsche Taycan 2020 lançado no início deste mês pode ser caracterizado como sedã de luxo elétrico e está disponível em duas variantes Turbo e Turbo S;
  • Tanto os Taycans quanto o Model S da Tesla possuem baterias de tamanho semelhante montadas sob o chão para manter o centro de gravidade baixo;
  • O Porsche Taycan Turbo S é consideravelmente mais caro que o Model S da Tesla;
  • Veja uma comparação entre os dois que leva em conta tamanho, aparência, performance, alcance, aprimoração, carregamento, tecnologia e preço.

Por quase uma década, o Model S da Tesla viveu uma vida feliz e livre de concorrência, como o único veículo elétrico premium no mercado. No entanto, isso está prestes a mudar. E rápido.

VEJA MAIS: A revolução do Porsche Taycan: alta performance movida a bateria

No início deste mês, a Porsche estreou seu novo participante desta batalha: o Taycan 2020. Vagamente baseado no projeto do VE Mission E, o Taycan é um cruzamento entre o Porsche Panamera e o lendário 911. Em outras palavras, é um verdadeiro sedã de luxo elétrico.

Atualmente, o Taycan está disponível em duas variantes, Turbo e Turbo S. Nenhuma delas é realmente um turbo, é claro, já que o conceito não funciona no universo eletrificado. Então, por que usar o apelido? Provavelmente, para apelar para o cliente clássico da Porsche, que espera uma boa performance da icônica montadora alemã. De qualquer maneira, o carro oferece conforto de sobra, além de muitos recursos e acabamentos atrativos adicionais de alta tecnologia e que armazenam energia por dias. Ou seja, tudo que você esperaria de um Porsche.

O Turbo e o Turbo S são movidos por um par de motores elétricos -um no eixo dianteiro e outro no traseiro- que podem impulsioná-los de zero a 100 km/h em 3 e 2,6 segundos, respectivamente. A velocidade máxima para ambos os veículos é de 257,50 km/h.

Embora o Taycan represente uma maneira diferente de projetar e fabricar um automóvel movido a bateria, existem semelhanças inegáveis entre o Turbo S e o Model S Performance da Tesla. Ambos os carros possuem baterias de tamanho semelhantes, montadas sob o chão para manter o centro de gravidade baixo. O Taycan Turbo S usa dois motores síncronos de ímã permanente, enquanto o Model S possui um motor síncrono de ímã permanente na frente e um motor do tipo indução na traseira.

Contudo, a comparação mais reveladora é que a Tesla teve sete anos para aperfeiçoar sua máquina, enquanto a Porsche ainda não tem como fazer isso.

Então, como esses elegantes carros se comparam?

TAMANHO

O Modelo S e o Taycan apresentam praticamente o mesmo tamanho, portanto, a única diferença real é a capacidade de carga. Graças ao seu design hatchback, o Model S tem 774 litros de espaço de carga traseiro em comparação com os 360 litros do Taycan. O Porsche tem um porta-malas dianteiro maior, com 79 litros de espaço em comparação com os 59 litros do Modelo S, o suficiente para dois grandes sacos de golfe.

Vencedor: Empate

APARÊNCIA

É verdade que a beleza está nos olhos do dono, mas você precisa ser cego para pensar que o Modelo S é mais bonito que o Taycan. Quanto mais você olha para o veículo (o vidro lateral, o teto baixo que cai sobre um corpo muito largo com para-lamas ainda mais amplos), mais ele se parece com um sedã 911. É agressivo, mas elegantemente esportivo. Bonito e ousado.

Embora o Modelo S seja atrativo, também é sem graça, pois não mudou muito, fisicamente, desde o lançamento, em 2012.

Vencedor: Porsche

ReproduçãoForbes
O Tesla Model S apresenta aparência expressiva e elegante
Reprodução/Forbes
O Taycan Turbo S exprime ousadia e um belo design

Deixe um comentário