Em fevereiro, vendas no varejo ficam estáveis (0,0%)
O volume de vendas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., subiu 10,7% em relação a fevereiro de 2018 e acelerou em relação a janeiro (6,1%), influenciado, parcialmente, pelo efeito calendário e exerceu, assim, a maior contribuição ao resultado do varejo. Com isso, o setor acumulou ganho de 8,2% no ano. Já o acumulado nos últimos doze meses, que perdeu fôlego desde abril de 2018, subiu 7,5%, com ligeira alta em relação ao resultado de janeiro (7,3%).
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com alta de 10,1% nas vendas frente a fevereiro de 2018, exerceu a segunda maior contribuição na taxa global do varejo, registrando a vigésima segunda variação positiva consecutiva, na comparação com igual mês do ano anterior. Ainda que pese o caráter de uso básico e contínuo do setor, a redução de preços do grupamento produtos farmacêuticos, é fator relevante que contribui para o desempenho do setor. No ano, esse segmento acumulou a maior taxa (8,6%) entre as atividades do comércio. Já o acumulado nos últimos doze meses passou de 6,0% até janeiro para 6,4% até fevereiro, permanecendo em trajetória ascendente.
O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 1,5% frente a fevereiro de 2018, registrou a vigésima terceira taxa positiva consecutiva. O segmento exerceu o terceiro maior impacto positivo na formação da taxa global do varejo. O desempenho da atividade vem sendo sustentado pela estabilidade da massa de rendimento real habitualmente recebida. No primeiro bimestre de 2019, esse segmento acumulou aumento de 1,9% frente a igual bimestre de 2018, porém a análise pelo acumulado nos últimos doze meses, ao registrar aumento de 3,6%, permaneceu mostrando redução na intensidade de crescimento, o que ocorre desde agosto de 2018 (4,8%).
BRASIL INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO COMPOSIÇÃO DA TAXA MENSAL DO COMÉRCIO VAREJISTA, POR ATIVIDADES Fevereiro 2019 |
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Atividades | COMÉRCIO VAREJISTA | COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO | ||
Taxa de variação (%) | Composição absoluta da taxa (p.p.) | Taxa de variação (%) | Composição absoluta da taxa (p.p.) | |
Taxa Global | 3,9 | 3,9 | 7,7 | 7,7 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | 3,0 | 0,3 | 3,0 | 0,2 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 1,5 | 0,8 | 1,5 | 0,5 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | 10,7 | 0,7 | 10,7 | 0,5 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | 2,7 | 0,3 | 2,7 | 0,2 |
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | 10,1 | 0,9 | 10,1 | 0,6 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | -24,3 | -0,2 | -24,3 | -0,2 |
7 – Equip. e mat. para escritório informatica e comunicação | 2,9 | 0,0 | 2,9 | 0,0 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | 10,7 | 1,1 | 10,7 | 0,8 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | 19,4 | 4,1 | ||
10- Material de construção | 9,3 | 0,8 | ||
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. Nota: A composição da taxa mensal corresponde à participação dos resultados setoriais na formação da taxa global. |