Agência de Notícias EBC

Confira as principais notícias sobre as Eleições 2018

Creative Commons – CC BY 3.0Voto nulo e voto em branco. Quais as diferenças?

Eleições: sobe para 1.285 numero de urnas eletrônicas com defeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou, há pouco, para 1.285 o número de urnas eletrônicas que apresentaram defeito e precisaram ser substituídas em todo o país até as 16h. O número representa 0,025%  do total de urnas utilizadas no pleito deste ano. Uma cidade, Três Coroas, no Rio Grande do Sul, passou a adotar a votação manual, segundo informações do tribunal.

Eleitores do Acre reclamam de filas; TRE diz que é normal em uma eleição geral

Seguro o Tribunal Regional Eleitoral do Acre, o tempo de espera é normal para uma eleição geral, em que cada eleitor tem que votar seis vezes: para deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.

Quase mil urnas já foram substituídas em todo o país; Minas lidera com 252 trocas

Segundo o boletim mais recente divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o país inteiro já conta com 964 urnas substituídas, devido a problemas técnicos – equivalente a 0,19% do total. 

Eleições 2018: TRE-RJ alerta eleitores contra falsos relatos de fraude

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou uma nota de esclarecimento na tarde de hoje (7) em que afirma que há falsos relatos de fraudes nas urnas circulando nas redes sociais. Entre esses relatos, segundo o TRE, há pessoas que questionam que as fotos de seus candidatos não aparecem quando seus números são digitados.

Eleições: superando limites, eleitores escolhem os rumos do país

Anna Paula Feminella, 45 anos, saiu para votar pouco depois do horário de almoço, acompanhada da filha Amy Lianna, de 6 anos, e uma amiga. Cadeirante há 15 anos, Anna Paula conta que o percurso para chegar ao local de votação não é dos mais fáceis, já que ainda falta acessibilidade até mesmo em faixas de pedestres. 

Índio Kaiapó é detido com 70 títulos de integrantes de sua etnia no MT

Um indígena Kaiapó foi detido neste domingo (7) no interior do estado do Mato Grosso portando 70 títulos de outros índios de sua etnia. Ele pretendia votar por todos os indígenas de sua aldeia. O fato ocorreu na zona eleitoral da cidade de Guarantã do Norte, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Eleições: cariocas enfrentam dificuldades e atrasos para votar

Relatos de demora em seções onde antes se votava em poucos minutos e passou a mais de hora de atraso foram frequentes nas redes neste domingo. Um dos motivos foi uma tentativa de se cadastrar eleitores pela biometria no momento do voto, o que fez triplicar o tempo de espera.

Autoridades destacam tranquilidade da eleição e o combate a fake news

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça, visitaram na tarde de hoje (7) o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), onde as ações de segurança pública de vários órgãos são monitoradas, como parte da Operação Eleições 2018. Os três destacaram a tranquilidade das eleições.

PM detém pessoas fazendo boca de urna em eleições no Rio de Janeiro

No Complexo do Alemão, militares apreenderam um veículo com grande quantidade de material de campanha eleitoral. O carro estava estacionado no lugar onde diversas pessoas realizavam boca de urna e panfletagem, o que é proibido pela lei eleitoral. O carro foi encaminhado à delegacia policial da Penha, onde ficará à disposição da Justiça Eleitoral.

Plantão da AGU não identifica ações que prejudiquem as eleições

O órgão mobilizou uma força-tarefa de 300 advogados para monitorar todos os tribunais do país em regime de plantão até o fim do processo eleitoral, em 28 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno do pleito.

São Paulo registra 19 prisões por boca de urna
No estado de São Paulo, 19 pessoas foram presas hoje (7) fazendo boca de urna, segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em quatro ocorrências, 11 pessoas foram detidas em Jandira, a oeste da Grande São Paulo. Em outro caso, foram efetuadas quatro prisões em Parelheiros, extremo sul da capital. Em Santa Bárbara do Oeste, no interior do estado, outra pessoa foi presa. Até o momento, foram contabilizados 12 casos de propaganda irregular.