Tecnologia

Real Bebidas da Amazônia otimiza logística com Máxima Sistemas

A Real Bebidas da Amazônia, responsável pela produção mensal de 10,8 milhões de litros de refrigerante e 6 milhões de litros de água mineral, apostou em tecnologias da Máxima Sistemas para otimizar sua cadeia logística.

Com a solução maxMotorista, a empresa passou a contar com um aplicativo de acompanhamento dos motoristas, que permitiu fornecer informações essenciais para os clientes, como a posição do caminhão que está levando os pedidos, a distância que ele está da entrega, quanto tempo o motorista ficou esperando para realizar a descarga, quem recebeu as mercadorias e até o canhoto assinado.

Edson Silva, gestor de logística da Real Bebidas da Amazônia, lembra que, anteriormente, a empresa tinha dificuldade de acompanhar os motoristas, ainda mais por serem terceirizados. “Com o maxMotorista, não enfrentamos resistência, mesmo sendo uma empresa com mais de 50 anos. Quebramos vários paradigmas de tempo de monitoramento, confiabilidade na informação e notificações de ocorrências, que nos permitem agir na hora”, apontou Silva.

Para otimizar o uso dos caminhões e a eficiência das rotas de entrega, a companhia apostou no maxRoteirizador, solução que realiza a roteirização automática das cargas de forma prática – a tecnologia influenciou na redução do custo do frete.

Segundo Silva, antes, o frete representava 11% do valor faturado da carga e, hoje, representa cerca 7% do valor. “Isso representa um aumento na qualidade da locação e um melhor uso do espaço do caminhão. Calculando, hoje temos uma ocupação de 95% do espaço de cubagem da frota, o que é excelente”, comentou.

Outra dificuldade era o custo com hora extra cobrado pela transportadora. Os caminhões, que saíam carregados da empresa às 7h, retornavam em média até às 19h. Somando o processo de descarga, os veículos saíam do pátio da empresa às 20h, elevando esse custo ainda mais. Com a atuação do maxMotorista e do maxRoterizador, às 17h30 toda a frota já está de volta das entregas, um ponto positivo tanto para a Real Bebidas, que não tem gastos com hora extra, quanto para a transportadora, que tem seus caminhões disponíveis o quanto antes.

Outro benefício percebido pela Real foi a redução de 62,5% da distância média diária percorrida, o que representa uma economia de combustível e menor desgaste dos veículos. “Antes do maxRoteirizador, a frota rodava em média entre 70 e 80 km/dia. Hoje, ela roda em média de 45 a 50 km/dia. Isso permite barganhar com a transportadora na hora da renovação de contrato, cortando parte dos preços, afinal estamos rodando menos”, completou Silva.

O post Real Bebidas da Amazônia otimiza logística com Máxima Sistemas apareceu primeiro em Computerworld.

Fonte: Computer Word

Deixe um comentário