Central Notícias

Índice de Preços ao Produtor varia 0,43% em fevereiro

Metalurgia: na comparação de fevereiro de 2019 contra janeiro de 2019, os preços variaram -0,73%, quinta variação negativa seguida e a terceira maior no mês entre as atividades que tiveram queda de preço. No acumulado no ano, o setor metalúrgico teve a terceira maior redução de preços no IPP, -2,41%, e mesmo assim a atividade acumulou nos últimos 12 meses variação de 8,13% (28ª variação positiva consecutiva neste tipo de indicador). Uma análise dos números índices da série indicam que entre dezembro de 2013 (antiga base da série) e fevereiro de 2019, os preços do setor tiveram uma variação média de 44,52%.

No setor, os três produtos que mais influenciaram os resultados tiveram queda de preços: “chapas e tiras, de alumínio, de espessura superior a 0,2mm”, “bobinas a quente de aços ao carbono, não revestidos” e “óxido de alumínio (alumina calcinada) ”. Em contrapartida, aparece “ouro para usos não monetários”, com resultados positivos. Os quatro produtos representaram -0,37 p.p. da variação no mês, ou seja, da variação de -0,73%, estes quatro produtos representaram mais da metade, enquanto que os demais 20 produtos analisados ficaram com -0,36 p.p.

Dos quatro produtos como destaque na influência, apenas um também é destaque na variação, as “chapas e tiras, de alumínio, de espessura superior a 0,2mm”. Os demais produtos em destaque são: “alumínio não ligado em formas brutas”, “bobinas a frio de aços ao carbono, não revestidos” e “barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre”, sendo que os dois primeiros tiveram variações negativas.
Fonte: IBGE

Deixe um comentário