Anuncie aqui!
Localizando...
Você está em:  Home  >  Artigos  >  Artigo atual

Incubadoras processos e programas de incentivo à inovação tecnológica 2020


Por   /  16 de outubro de 2019  /  Sem comentários

Mapeamento mostra que Brasil tem 363 incubadoras e 57 aceleradoras.

Segundo a EBC

“Estudo mapeia o ecossistema do empreendedorismo inovador no Brasil”

Publicado em 12/08/2019 – 17:01
Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil*  Florianópolis

Com incubadoras universitárias, alunos se formam com …
https://educacao.estadao.com.br › noticias › geral,com-incubadoras-univer…

Mais Informações 2º semestre 19:

H. Jorgino marcondes OkayCar! Foto Estadão.

Em 28 de mai de 2019 – Fragoso, coordenador da Incubadora de Empresas Mackenzie; e o intérprete de libras, Roberto Cardoso. Exibe o layout da incubadora do mackenzie esclarece neste artigo: htttps://www.mackenzie.br/es/noticias/artigo/n/a/i/mackinova-incentiva-empreendedorismo-como-opcao-de-carreira/

Segundo o Mackenzie; No dia 24 de maio aconteceu o encerramento de mais uma edição do MackInova, programa do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo realizado pela Coordenadoria do Desenvolvimento e Inovação (CDI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Com o tema “Empreendedorismo como opção de carreira”, o evento de uma semana contou com palestras, oficinas e também divulgação de nove grupos vencedores da feira de empreendedorismo que teve exposição concomitante.

31 de mai de 2019 – No fim deste semestre, a universitária Helena Jorgino vai se graduar em … Para a jovem, a experiência na incubadora serviu para implementar os … da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da …MackInova incentiva empreendedorismo como opção de …
https://www.mackenzie.br › Portal Mackenzie › Mídias / Notícias › Notícias

Inovação e empreendedorismo

Com o intuito de incentivar o empreendedorismo como opção de carreira, o MackInova recebeu em seu evento de encerramento o fundador e diretor técnico do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun, Dario Sassi Thober, que defende a ideia de que o exercício de empreender não é uma opção e nunca foi, na verdade “faz parte de qualquer atividade humana bem-sucedida”.

Paulo Batista Lopes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, saudou as autoridades e parabenizou a equipe de organização da feira e dos eventos, além de destacar a força de vontade presente na mente de um empreendedor. “Nosso palestrante de hoje é alguém com muitas credenciais acadêmicas, mas o que devemos ter em mente é que ele teve um sonho e o perseguiu”.

Para Thober é extremamente importante estar conectado com o negócio em que você pretende atuar, além de fazer o famoso “networking”, divulgar seu trabalho e investir seu tempo nas questões que realmente acredita. “Mostre que sua inovação é funcional e imediatamente replicável, mostre como ela se relaciona com todas as facetas da sociedade. Para ter inovação de sucesso, é preciso combinar arte e técnica”, pontuou.

O vice-reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, esteve presente e celebrou o trabalho realizado. “Parabéns a todos vocês pelas ideias, projetos e empresas incubadas que se apresentaram durante a feira. Que vocês sejam empresários exitosos para desenvolverem a si mesmos e à sociedade brasileira”, finalizou.

Vencedores

Os nove melhores trabalhos expostos na Feira MackInova foram escolhidos por voto popular ao longo de toda semana e premiados em três categorias. Classificados em Projeto Inovador, Projeto Prático e Sustentável, e Projeto de Impacto Social, os vencedores foram reconhecidos durante a cerimônia de encerramento, sendo selecionados um de cada classificação em ideias, projetos e empresas. Confira a lista de premiados!

Projeto Inovador:
Ideia – Piscina Olímpica Virtual sem Água. Por: Anderson Esley Marcelino Rodrigues
Projeto – Let’z Pet. Por: Gabriela Salomon, Gabriel Lacerda Nogueira, Gabriel Pereira Coelho, Felipe de Andrade Basile, José Eduardo Maksoud Rahe Filho, Renan Rodrigues Brites,
Empresa – Tekóporã. Por: Luana Jorge de Sousa, Isabela Rosier Olímpio Pereira

Projeto prático e sustentável:
Ideia – T.Energy. Por: Rafaella Fraga Matos Helvadjian, Júlia Lissa Takeda, Ana Clara Suzano de Mula, Natália Domingues Ramos, Projeto de Alto Impacto Social
Projeto – Sol na Barriga. Joel Seung Kwon Baek
Empresa – Okay!Car. Por: Helena Jorgino Marcondes

Projeto de Alto Impacto Social
Ideia – Bagaço do Bem. Por: Giuliana Menezes Bonin de Souza
Projeto – Faz Bem. Por: Kaique Flauzino da Silva
Empresa – Reconecte. Por: Gabriela Peneiras Galitesi, Débora Eisele Barberis

O momento confessional foi realizado pelo reverendo Jonatas Abdias de Macedo, capelão universitário, e estiveram presentes também: André Ricardo de Almeida Ribeiro, diretor de Estratégia e Negócios (DIREN); Nizam Omar, diretor da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM; Leandro Nunes, coordenador do CDI; Nelson Fragoso, coordenador da Incubadora de Empresas Mackenzie; e o intérprete de libras, Roberto Cardoso.

Fonte Mackenzie https://www.mackenzie.br/es/noticias/artigo/n/a/i/mackinova-incentiva-empreendedorismo-como-opcao-de-carreira/

Segundo o Senado.gov :

Incubadoras de empresas: processo de incubação e programas de incentivo à inovação tecnológica

Salvador, 29 de outubrode 2007 Inauguração do SENAI CIMATE 2. Na foto Laboratório de Robotica Industrial. Foto Miguel Angelo/CNI
Laboratório de Robótica Industrial, mantido pelo Senai/CNI
na Bahia: incentivos à inovação devem partir da indústria e
do governo (Foto: Miguel Ângelo/CNI)

Já Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o processo de incubação é um dos mais eficazes mecanismos de formação de empresas. Estatísticas norte-americanas e

europeias confirmam isso: a taxa de mortalidade de empresas que passam por incubação é de 20%, enquanto entre as demais empresas vai a 70%.

Dados do Sebrae revelam que 49,4% dos micros e pequenos negócios desaparecem antes de dois anos de atividade. Essa percentagem sobe para 56,4% se o prazo for de até três anos, e para 59,9% até quatro anos. Segundo a Anprotec, quando as empresas passam pelo processo de incubação, esses índices se aproximam dos europeus e norte-americanos.

A Anprotec credita o crescimento do número de incubadoras de empresas no Brasil ao reconhecimento de que elas são instrumentos de política de desenvolvimento setorial e produtivo.

“O papel das políticas públicas é muito importante em todas as experiências analisadas, mesmo nos sistemas descentralizados como o dos Estados Unidos. Essa presença governamental tem fundamento no reconhecimento das incubadoras de empresas como mecanismo de aceleração do crescimento de empresas emergentes inovadoras”, avalia a associação.

Esse reconhecimento se traduziu, nos últimos anos, em programas de incentivo e fomento ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, como a Política de Desenvolvimento Produtivo, o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (2007–2010) e o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI), criado em 2009.

O governo também implantou o Sistema de Acompanhamento de Parques e Incubadoras, no Portal Inovação (www.portalinovacao.mct.gov.br), que dá acesso a informações e indicadores de desempenho das incubadoras e das empresas incubadas de forma padronizada. Já Anprotec e Sebrae estão implantando o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), cujo objetivo é ajudar a melhorar e ampliar o alcance das incubadoras.

Segundo a Anprotec, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas agências de fomento já disponibilizaram R$ 53,5 milhões, entre 2003 e 2011, para 341 projetos de empresas incubadas. Em 2011, o MCTI contemplou 28 incubadoras de empresas com R$ 6,5 milhões.

Fonte : https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/inovacao/incubadoras-de-empresas-no-brasil/incubadoras-de-empresas-processo-de-incubacao-e-programas-de-incentivo-a-inovacao-tecnologica.aspx

+ Noticias



Segundo o Estadão – “Formandos em Administração também de outras áreas de ensino Graduado; Sairão da faculdade Prontos!” não somente com um . Educação empreendedora e como estudantes estão criando …
https://revistapegn.globo.com › Startups › noticia › 2019/05 › educacao-e…

Já em 31 de mai de 2019 – Alunos Tiveram o apoio da incubadora do Mackenzie para criar o … da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da …Direto da faculdade, com diploma e empresa própria
https://guarulhosweb.com.br › noticia



Deixe uma resposta

você pode gostar também...

Áudio: Senado aprova suspensão do pagamento de parcelas do Fies até o fim de 2021

Leia mais →