Notícias

Equador assume a presidência do Focal

A cerimônia ocorreu no encerramento da 6ª edição do evento em Brasília

Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC
Da esq.: para a dir.: Magdalena Vicuña, presidente Focal 2019/2020;  Heriberto Nascimento (STN),
Gildenora Milhomem (STN) e Idésio Coelho (CFC)

A subsecretária de Contabilidade Governamental do Ministério da Economia e Finanças do Equador, Magdalena Vicuña, é a nova presidente do Foro de Contadurías Gubernamentales de América Latina (Focal). A cerimônia de posse ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (23), no encerramento da 6ª edição do Focal, em Brasília.

“Será elaborado um grande trabalho entre os países e vamos aproveitar tudo que foi construído nos últimos seis anos do Focal”, avisou a presidente. A primeira edição do Foro de Contadurías aconteceu em 2014, no Chile. Nos anos seguintes, houve reuniões presenciais na Colômbia, no Paraguai, no Panamá, na Argentina e, agora, no Brasil. A cada ano, o país que preside o Fórum sedia o encontro.

O Focal, que tem o objetivo de promover a cooperação entre os participantes através dos organismos de contabilidade governamental dos estados da América latina, além de servir de intercâmbio de experiências em torno de temas de interesse comum, reúne profissionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e delegações do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Bando Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Mensalmente realizaremos uma videoconferência entre os profissionais da América Latina para a discussão de temas importantes como, por exemplo, as normas internacionais de contabilidade”, pontua Vicuña.

Metas para 2019/2020

A presidente aproveitou a ocasião para apresentar o plano de trabalho. “Quero, antes, parabenizar o presidente brasileiro pela organização desse evento e pela qualidade do conteúdo programático”, disse. Como meta de gestão, destaque para o fomento da participação ativa de todos os países membros, a criação de uma página interativa e elaboração de publicação de países (experiências com a implementação das normas internacionais de contabilidade pública, entre outros temas).

Dever cumprido

O contador brasileiro Heriberto Henrique Vilela do Nascimento encerra o mandato à frente do Focal com saldo positivo. Segundo ele, a sexta edição do evento coroa o trabalho realizado pelos profissionais  brasileiros. “Tivemos uma semana extremamente positiva. Painéis de altíssimo nível técnico reforçaram que a América Latina é referência mundial nas melhores práticas de normas internacionais de contabilidade”, comemora.

A programação do evento abordou temas que discutiram, por exemplo,  Administração Orçamentária e Financeira Governamental nos países da América Latina, Planejamento e Orçamento da Dívida Pública no Brasil, Auditoria das Demonstrações Contábeis do Setor Público – principais desafios no processo de implantação das Ipsas. “Tivemos a oportunidade de trabalhar os principais pontos críticos para a modernização da contabilidade dos países da América Latina, que são os Sistemas, Normas e Práticas e o alinhamento conceitual entre esses temas”, explica Heriberto.

A sétima edição do Focal será realizada no Equador, em 2020. Para ler a cobertura completa do Focal, clique aqui.
Fonte: CFC

Deixe um comentário