Conheça a startup farmacêutica que decidiu mudar uma indústria de US$ 400 bilhões
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Enquanto trabalhava como farmacêutico, ele aprendeu sozinho sobre programação de computadores e começou a brincar com a idéia de uma farmácia sob demanda. Seu objetivo era aliviar as frustrações dos clientes com a espera na fila para pegar remédios e reduzir os telefonemas necessários para que os farmacêuticos atendam. “Sempre tive paixão pela tecnologia e, toda vez que vejo um problema, fico imaginando como a tecnologia poderia resolvê-lo”, diz.
Viswanathan, um imigrante indiano, trabalhou na Johnson & Johnson e cofundou a CardMunch, um aplicativo de digitalização de cartões de visita. Em 2011, o LinkedIn comprou a startup por US$ 3 milhões. Viswanathan permaneceu na empresa após o acordo e, quando o LinkedIn abriu capital, as ações que possuía o tornaram rico pela primeira vez. “Foi uma ótima mudança de vida, deixei de ser alguém sem nenhum dinheiro e me tornei alguém com um pouco de dinheiro”, lembra. Depois de quase quatro anos no LinkedIn, ele estava pronto para sair e trabalhar em outra startup. “Minha única preocupação era saber no que eu iria gastar os próximos 10 anos da minha vida”, afirma.
Enquanto pensava nisso, Viswanathan se deparou com o perfil de Afridi no LinkedIn (ele havia mudado sua descrição para “fundador de uma startup, farmacêutico”) e lhe enviou uma mensagem para falar sobre cuidados de saúde. Logo os dois estavam se reunindo regularmente e debatendo ideias para começar um negócio em conjunto.
Até então, outras startups farmacêuticas, como a PillPack, estavam fazendo incursões com os clientes do varejo. Afridi e Viswanathan preferiram não competir nesse concorrido mercado, mas imaginaram que poderiam operar em segundo plano, usando a tecnologia para construir um centro de distribuição de farmácia extremamente eficiente. “A Truepill é o resultado da união entre um farmacêutico e um engenheiro de software”, diz Viswanathan.
A ideia deles coincidiu com o surgimento de novas marcas de saúde diretas ao consumidor que precisavam de um distribuidor que seguisse todos os regulamentos das farmácias. Para os consumidores, esses produtos de saúde personalizáveis no Instagram não se parecem com medicamentos e, geralmente, suas fórmulas contêm uma mistura de produtos. Mas se houver encomenda de remédio pelo correio, a startup que o enviar precisará de uma farmácia para atender ao pedido. Sobre as conversas com a Nurx, Viswanathan diz: “Descobrimos que eles estavam literalmente recebendo pedidos de farmácias menores em diferentes estados”. Eles conquistaram um cliente oferecendo uma maneira melhor de fazer isso.
Em 2017, Andrew Dudum cofundou a Hims, uma startup de produtos terapêuticos para homens que está crescendo dia a dia, e também passou a contar com os serviços da Truepill. “Sabíamos desde o início que íamos crescer muito rápido”, diz. “Esperávamos de 30 a 50 pedidos por dia, e foi esse volume que comunicamos a Umar e Sid, para que estivessem preparados. Na primeira semana, já recebíamos 500 pedidos por dia.” Hoje, a Hims, avaliada em US$ 1,1 bilhão, tem milhares de pedidos por dia e é uma das maiores clientes da Truepill. “Eles descobriram uma maneira de escalar conosco”, diz.
No centro de distribuição da Truepill, em Hayward, todos os pedidos são enviados eletronicamente. Quando a Hims envia um pedido de finasterida, o tratamento para queda de cabelo masculino, o produto passa por exames eletrônicos e, em seguida, uma máquina robótica puxa os comprimidos de 1 miligrama de garrafas personalizadas para dentro de um pequeno frasco, rotulado com a marca Hims. Essa automação permite que a Truepill trabalhe com mais eficiência do que uma farmácia tradicional de varejo. O mesmo ocorre com um pequeno número de medicamentos: dez deles, incluindo a finasterida e o sildenafil, para disfunção erétil, representam 80% do volume. A escala desses produtos permite que a Truepill renove seu estoque a cada poucos dias e lhe dá o poder de negociar preços com fabricantes de medicamentos e gerentes de benefícios das farmácias.
Para Afridi e Viswanathan, os medicamentos diretos ao consumidor são apenas o começo. Eles estão começando a assinar acordos com fabricantes de medicamentos e gerentes de farmácias, embora ainda não tenham revelado o nome desses parceiros. Essa mudança ocorre no momento certo, pois a Hims anunciou que abriria sua própria farmácia em Ohio para mudar parte de sua distribuição internamente, uma mudança que Viswanathan diz que começará a impactar a Truepill em 2021. “A Hims é uma grande parte dos negócios em quantidade, mas não em receita”, diz ele, observando que os medicamentos reembolsados pelo seguro têm um custo mais alto do que os remédios de estilo de vida que os consumidores pagam do próprio bolso. Atualmente, a Truepill possui dois centros de distribuição e está construindo outros cinco.