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Conheça a startup farmacêutica que decidiu mudar uma indústria de US$ 400 bilhões

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Enquanto trabalhava como farmacêutico, ele aprendeu sozinho sobre programação de computadores e começou a brincar com a idéia de uma farmácia sob demanda. Seu objetivo era aliviar as frustrações dos clientes com a espera na fila para pegar remédios e reduzir os telefonemas necessários para que os farmacêuticos atendam. “Sempre tive paixão pela tecnologia e, toda vez que vejo um problema, fico imaginando como a tecnologia poderia resolvê-lo”, diz.

Viswanathan, um imigrante indiano, trabalhou na Johnson & Johnson e cofundou a CardMunch, um aplicativo de digitalização de cartões de visita. Em 2011, o LinkedIn comprou a startup por US$ 3 milhões. Viswanathan permaneceu na empresa após o acordo e, quando o LinkedIn abriu capital, as ações que possuía o tornaram rico pela primeira vez. “Foi uma ótima mudança de vida, deixei de ser alguém sem nenhum dinheiro e me tornei alguém com um pouco de dinheiro”, lembra. Depois de quase quatro anos no LinkedIn, ele estava pronto para sair e trabalhar em outra startup. “Minha única preocupação era saber no que eu iria gastar os próximos 10 anos da minha vida”, afirma.

Enquanto pensava nisso, Viswanathan se deparou com o perfil de Afridi no LinkedIn (ele havia mudado sua descrição para “fundador de uma startup, farmacêutico”) e lhe enviou uma mensagem para falar sobre cuidados de saúde. Logo os dois estavam se reunindo regularmente e debatendo ideias para começar um negócio em conjunto.

Até então, outras startups farmacêuticas, como a PillPack, estavam fazendo incursões com os clientes do varejo. Afridi e Viswanathan preferiram não competir nesse concorrido mercado, mas imaginaram que poderiam operar em segundo plano, usando a tecnologia para construir um centro de distribuição de farmácia extremamente eficiente. “A Truepill é o resultado da união entre um farmacêutico e um engenheiro de software”, diz Viswanathan.

A ideia deles coincidiu com o surgimento de novas marcas de saúde diretas ao consumidor que precisavam de um distribuidor que seguisse todos os regulamentos das farmácias. Para os consumidores, esses produtos de saúde personalizáveis ​​no Instagram não se parecem com medicamentos e, geralmente, suas fórmulas contêm uma mistura de produtos. Mas se houver encomenda de remédio pelo correio, a startup que o enviar precisará de uma farmácia para atender ao pedido. Sobre as conversas com a Nurx, Viswanathan diz: “Descobrimos que eles estavam literalmente recebendo pedidos de farmácias menores em diferentes estados”. Eles conquistaram um cliente oferecendo uma maneira melhor de fazer isso.

Em 2017, Andrew Dudum cofundou a Hims, uma startup de produtos terapêuticos para homens que está crescendo dia a dia, e também passou a contar com os serviços da Truepill. “Sabíamos desde o início que íamos crescer muito rápido”, diz. “Esperávamos de 30 a 50 pedidos por dia, e foi esse volume que comunicamos a Umar e Sid, para que estivessem preparados. Na primeira semana, já recebíamos 500 pedidos por dia.” Hoje, a Hims, avaliada em US$ 1,1 bilhão, tem milhares de pedidos por dia e é uma das maiores clientes da Truepill. “Eles descobriram uma maneira de escalar conosco”, diz.

No centro de distribuição da Truepill, em Hayward, todos os pedidos são enviados eletronicamente. Quando a Hims envia um pedido de finasterida, o tratamento para queda de cabelo masculino, o produto passa por exames eletrônicos e, em seguida, uma máquina robótica puxa os comprimidos de 1 miligrama de garrafas personalizadas para dentro de um pequeno frasco, rotulado com a marca Hims. Essa automação permite que a Truepill trabalhe com mais eficiência do que uma farmácia tradicional de varejo. O mesmo ocorre com um pequeno número de medicamentos: dez deles, incluindo a finasterida e o sildenafil, para disfunção erétil, representam 80% do volume. A escala desses produtos permite que a Truepill renove seu estoque a cada poucos dias e lhe dá o poder de negociar preços com fabricantes de medicamentos e gerentes de benefícios das farmácias.

Para Afridi e Viswanathan, os medicamentos diretos ao consumidor são apenas o começo. Eles estão começando a assinar acordos com fabricantes de medicamentos e gerentes de farmácias, embora ainda não tenham revelado o nome desses parceiros. Essa mudança ocorre no momento certo, pois a Hims anunciou que abriria sua própria farmácia em Ohio para mudar parte de sua distribuição internamente, uma mudança que Viswanathan diz que começará a impactar a Truepill em 2021. “A Hims é uma grande parte dos negócios em quantidade, mas não em receita”, diz ele, observando que os medicamentos reembolsados ​​pelo seguro têm um custo mais alto do que os remédios de estilo de vida que os consumidores pagam do próprio bolso. Atualmente, a Truepill possui dois centros de distribuição e está construindo outros cinco.

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