Economia

Ação da Via Varejo tem nova alta e salta 14% em 2 pregões; B2W vira para queda e Marfrig sobe 3%

O Grupo Pão de Açúcar informou hoje que mudou parte da estrutura de comando, após a aquisição da rede de supermercados Exito da Colômbia. A unidade Multivarejo será comandada pelo executivo Jorge Faiçal, que já chefiava a área comercial do Multivarejo; Peter Paul Eastermann continua como executivo-chefe (CEO) do Grupo GPA, mas também será responsável pelo comando em toda a América Latina; Belmiro Gomes continua à frente do atacadista Assai, que opera apenas no Brasil. As mudanças foram aprovadas por Jean Charles Naouri, CEO do Grupo Casino, varejista francês que é acionista majoritário do GPA.

JSL (JSLG3

A agência de classificação de risco Fitch Ratings informou ontem que revisou de negativa para estável a perspectiva da nota do Grupo JSL do Brasil. A nota dos IDRs do Grupo JSL continua BB, embora a Fitch tenha ressaltado que o grupo possui liderança e resiliência no mercado brasileiro de logística. “A JSL entrega um fluxo de caixa robusto e margens razoáveis. A Fitch projeta que a margem Ebitda consolidada da JSL crescerá para R$ 2,8 bilhões em 2021, de R$ 1,6 bilhão em 2018”, informa o relatório da agência.

Direcional (DIRR3)

A Direcional viu as suas vendas líquidas caírem 3,88% no quarto trimestre de 2019 frente igual período de 2018, a R$ 371 milhões, conforme prévia operacional divulgada pela empresa. No ano, porém, as vendas líquidas cresceram 8%, para R$ 1,320 bilhão.

Se for desconsiderado o Minha Casa Minha Vida (MCMV) Faixa 1,5, a alta foi de 44%.

No ano, houve uma elevação nos lançamentos de 16%, totalizando R$ 1,94 bilhão. Já se forem excluídos os projetos MCMV Faixa 1,5, o crescimento totalizou 40%.

Segundo o Itaú BBA, os pontos fortes da empresa foram a velocidade dos lançamentos e a geração do fluxo de caixa, esta última descrita como “sólida” – foi de R$ 35 milhões no quarto trimestre. “Os lançamentos e as pré-vendas da Direcional foram de R$ 1,7 bilhão e R$ 1,2 bilhão, respectivamente, representando 99% e 89% das nossas estimativas”, destacaram os analistas.

O Itaú BBA manteve sua avaliação “outperform” – acima da média do mercado, para os papéis da Direcional, com um preço-alvo de R$ 15,3 para a ação da construtora.

PetroRio (PRIO3)

A Petro Rio S.A. comunicou ontem que realizou um aumento no seu capital social, de R$ 10 milhões, com a emissão de 1,49 milhão de novas ações ordinárias. Segundo a petrolífera carioca, o capital social da empresa passou de R$ 3,45 bilhões para R$ 3,46 bilhões.

Qualicorp (QUAL3)

O Bradesco BBI publicou um relatório sobre a Qualicorp,  no qual manteve a avaliação dos papéis como “outperform” – acima da média, e fixou um preço-alvo para a ação da empresa em R$ 50,00, superior aos atuais R$ 41,90.

Segundo a BBI, a Qualicorp “é a melhor opção para o setor de saúde, dado o impacto positivo da rede D’Or, que deverá ajudar a companhia a expandir o seu portfólio de produtos”. O relatório ressalta a “forte relação” da Rede D’Or com o banco Bradesco e a seguradora Sul América, que podem auxiliar a rede de hospitais e clínicas em futuras aquisições.

Nesta terça-feira, a Qualicorp publicou ainda fato relevante na CVM, informando que recebeu a oferta de José Seripieri Filho, fundador e ex-presidente da companhia, pela operadora de planos de saúde QSaúde. Segundo o comunicado, a Qualicorp poderá vender a QSaúde para Seripieri por um valor aproximado de R$ 51 milhões, mas a operação precisará ser aprovada em uma Assembleia Geral Extraordinária marcada para 30 de janeiro. O Conselho já determinou uma avaliação da QSaúde pela Rothschild & Co. e uma auditoria da PriceWaterhouseCoopers.

Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3)

As companhias Marfrig Global Foods e Minerva Foods receberam, na segunda, habilitação da Arábia Saudita para exportar carne bovina produzida no Uruguai. Segundo documento ao qual o Broadcast teve acesso com exclusividade, a Marfrig foi contemplada com quatro plantas e a Minerva com duas. O anúncio de que a autoridade sanitária da Arábia Saudita (SFDA, na sigla em inglês) abriu mercado para os uruguaios foi divulgado em nota pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do país sul-americano.

Em nota, a Marfrig confirmou a informação. “A Marfrig confirma que teve as suas quatro unidades no Uruguai liberadas para atender o mercado da Arábia Saudita. As unidades são as de Tacuarembó, Salto, San José e Colônia”.

Deixe um comentário