Tecnologia

5 perguntas para Paula Paschoal, do PayPal

Embora não abra números locais, o PayPal tem ido bem no Brasil, com avanço significativo e a expectativa interna, e provavelmente, dos investidores é de mais crescimento, haja vista aprovação recente do Banco Central para que a companhia opere como instituição de pagamentos no País, o que deve acelerar a chegada de novos produtos ao portfólio trabalhado pela subsidiária brasileira como o Working Capital, uma espécie de dinheiro de capital de giro para pequenas empresas cujo pagamento é feito por meio de um porcentual das vendas realizadas pela plataforma PayPal.

Paula Paschoal, diretora-geral da PayPal Brasil, se mostra bastante otimista com o cenário local, ainda que a macroeconomia não tenha respondido tão fortemente. Parte do ânimo da executiva vem do aquecimento do mercado de e-commerce no Brasil, que recentemente teve a compra da Netshoes pelo Magazine Luiza, mas também ao que ela classifica de uma atuação mais sofisticada do Banco Central. A seguir, você confere um resumo da conversa que tivemos com ela, onde, além de outras coisas, ela também fala sobre o trabalho que ela realiza com outras executivas para incluir mais mulheres em posições de liderança.

IT Trends – O mercado de e-commerce no Brasil tem crescido e aponta até para uma consolidação de grandes players, como se viu no caso da Magazine Luiza comprando Netshoes. Como vocês têm visto e o que enxergam de oportunidades?

Paula Paschoal – A gente vê com bons olhos. Não só o e-commerce, como o digital como um todo, e isso inclui todos os aplicativos móveis. A gente vem num momento muito positivo por três principais fatores. O primeiro é o engajamento do usuário com aplicativos móveis e meios digitais como um todo, o brasileiro gasta mais de 5 horas por dia no telefone. Eu tenho uma população sedente por inovação e tecnologia. O segundo é a inclusão financeira. Ainda temos no País mais de 60 milhões de desbancarizados, mas acredito que, com a chegada de fintechs, se unindo à confiança e segurança que os bancos tradicionais têm, a gente pode chegar a ter muito sucesso com essa população. E o terceiro está no fato de que o varejo online representa menos de 5% do varejo tradicional, enquanto que, em países mais maduros, esse cenário chega a 15%. Mesmo com todo cenário macroeconômico, temos um ambiente de roubar monte, de roubar movimentação do varejo fixo para o online, capturar em cima dessa migração.

IT Trends – Você está no PayPal desde 2010, em 2017 assumiu a liderança. Como você vê a expansão desse tipo de serviço no País desde que assumiu o posto?

Paula – É um ambiente regulatório cada vez mais sofisticado. Tenho enxergado um Banco Central bastante ativo e num bom sentido, em busca da competição e da inovação. Isso é muito bom e tende a beneficiar o consumidor, trazendo segurança e produtos inovadores e esse movimento vem desde 2017. O ambiente é cada dia mais competitivo, não só pela entrada de novos players, mas por um movimento claro dos grandes de tentarem ser mais ágeis, mais digitais, mais jovens como um todo. E o terceiro ponto é a questão da briga pela inclusão como um todo, igualdade de gênero, oportunidades iguais para pessoas de diferentes raças, idades, e isso traz um time bastante diverso, capaz de pensar em soluções cada vez mais ágeis.

IT Trends – Você falou de concorrência e no Brasil você tem os locais, como Mercado Pago e Pag Seguro, e mais recentemente pesos como Samsung Pay e Apple Pay. E o brasileiro, em tecnologia, é muito ligado à marca. Como você avalia a concorrência nesse contexto?

Paula – É um ambiente bastante competitivo e isso me faz reforçar a importância de parcerias estratégicas. Um exemplo que o PayPal aposta muito é o Itaú. Como que consigo tirar o melhor de uma marca global como o PayPal, que traz o aprendizado não só dos Estados Unidos, mas de 200 países, junto de uma marca tão conhecida e respeitada como o Itaú. Esse tipo de parceria se faz cada vez mais necessária para conquistar o brasileiro, mantendo esse reconhecimento de marca, esse respeito que o brasileiro tem pela marca, com inovação.

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