Vendas do varejo crescem 0,7% em setembro
Entre as atividades em crescimento estão Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,5%), seguido por Móveis e eletrodomésticos (8,2%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,7%). O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%) perdeu ritmo e manteve-se próximo da estabilidade, enquanto Combustíveis e lubrificantes (-0,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-1,8%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-15,7%) registraram taxas negativas. Com avanço de 4,4%, frente a setembro de 2018, o comércio varejista ampliado teve a sexta taxa positiva. O resultado refletiu, principalmente, a contribuição do desempenho de Veículos, motos, partes e peças (10,5%), enquanto Material de construção apresentou variação de 5,7%.
INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Setembro 2019 – Brasil |
||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
JUL | AGO | SET | JUL | AGO | SET | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | 0,7 | 0,2 | 0,7 | 4,3 | 1,4 | 2,1 | 1,3 | 1,5 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | 0,5 | -3,3 | 1,2 | 5,0 | -2,8 | -0,5 | 0,5 | -0,3 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 1,1 | 0,6 | 0,2 | 1,7 | 2,5 | 0,1 | 0,3 | 0,8 |
2.1 – Super e hipermercados | 1,0 | 0,6 | 0,1 | 2,1 | 2,8 | 0,3 | 0,7 | 1,2 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | 0,8 | -2,1 | 3,3 | 6,5 | -3,4 | -1,8 | -0,3 | 0,5 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | 1,7 | -1,9 | 5,2 | 7,4 | -1,3 | 8,2 | 0,8 | 0,0 |
4.1 – Móveis | – | – | – | 9,7 | 3,0 | 8,4 | 4,6 | 2,4 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | 6,4 | -3,5 | 8,1 | -0,7 | -0,9 |
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | 0,6 | -0,2 | 0,5 | 8,5 | 5,2 | 6,7 | 6,4 | 6,6 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | 2,2 | 0,4 | 0,2 | -18,1 | -16,9 | -15,7 | -24,4 | -25,5 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | -0,6 | 3,8 | -2,0 | -1,1 | -3,5 | -1,3 | -0,7 | -0,3 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | 2,3 | 0,1 | 1,8 | 8,1 | 4,7 | 8,5 | 5,3 | 6,3 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 0,7 | 0,1 | 0,9 | 7,7 | 1,4 | 4,4 | 3,6 | 3,8 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | -1,0 | -1,7 | 1,2 | 17,6 | 2,7 | 10,5 | 10,6 | 11,2 |
10- Material de construção | 1,0 | -0,6 | 1,5 | 8,1 | -1,5 | 5,7 | 3,9 | 3,5 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10 |