Localizando...
Você está em:  Home  >  CRCPB  >  Artigo atual

Valorização e defesa da classe são metas da nova gestão do CRCPB


Por   /  4 de fevereiro de 2020  /  Sem comentários

Por Fabrício Lourenço
Fotos: Natan Nardo
Comunicação CFC

Os mais de seis mil profissionais da contabilidade do Estado da Paraíba já podem contar, desde o início de janeiro, com um novo líder da contabilidade paraibana. O jovem contador Brunno Sitônio Fialho de Oliveira assumiu a Presidência do CRC com a promessa de valorizar, ainda mais, a categoria. “Nossa caminhada não é de agora, é desde o tempo de estudante, porque sempre procurei a defesa da classe”, afirmou o presidente durante a solenidade de posse da nova Diretoria do CRCPB, que ocorreu, nesta segunda-feira (3), no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa (PB).

A cerimônia reuniu cerca de 300 convidados, em sua maioria, profissionais da contabilidade. “Hoje quero falar para os profissionais do meu estado: somos profissionais de  valor. Parabenizo cada um de vocês pela coragem e dedicação com os quais representam também o nosso ofício. O lema dessa gestão será  “Novas ideias, novo Conselho”. Seguiremos pautados pelos princípios da humildade, simplicidade, integridade e ética”, disse Sitônio.

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário  e de vários segmentos da sociedade marcaram presença na cerimônia. O vereador de João Pessoa Thiago Lucena reforçou que esse “novo” conselho apresentará uma forma inovadora de trabalho. “Acredito que defender uma categoria dentro desse novo conceito, aliada à tecnologia, vai trazer inovação nessa gestão. É certo que irá melhorar o atendimento dos  contadores com seus clientes e fortalecer, ainda mais, a responsabilidade que o CRC tem com a sociedade”, disse.

O deputado estadual Eduardo Carneiro, que representa a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico na Assembleia da Paraíba, reforçou que “os profissionais de contabilidade do estado dignificam e procuram dar legitimidade nas prestações de contas  nas gestões, nas prefeituras e no Poder Legislativo”. Carneiro ressaltou  ainda, que a “ligação” dos contadores com os poderes é necessária para o crescimento e desenvolvimento social do país. “Teremos cada vez mais lisura nos processos e nos órgãos que temos representatividade contábil. Não tenho dúvida nenhuma de que foi um acerto a escolha dessa  Diretoria liderada pelo novo presidente”, disse o parlamentar.

O secretário do Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, ressaltou a parceria da Receita com o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba. “Somos parceiros e sabemos da complexidade, da legislação tributária e das dificuldades dos contadores. O Brasil precisa de uma reforma tributária urgente. A reforma atual possui muito atos normativos e aumenta a responsabilidade dos contadores brasileiros”, pontuou Laureano.

O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que representou o presidente Zulmir Breda, proferiu o discurso de encerramento da cerimônia. “Quero informar, presidente Brunno, que o CFC está à disposição do CRCPB para juntos fazermos um trabalho em prol do desenvolvimento dos contadores deste estado”.

Além de reforçar a parceira do CRC com os órgãos públicos locais, Joaquim relevou que a participação do Poder Legislativo no cenário contábil é fundamental para o desenvolvimento da classe. “Nos últimos doze anos, o Legislativo não discutiu uma matéria – a exemplo das reformas da Previdência, Trabalhista, Política e Previdenciária; das Leis que alteram o Direito Financeiro; do debate Legislativo do país; e das reformas Política e Eleitoral – sem convidar para audiências e debates  um representante do Conselho Federal de Contabilidade. Isso mostra a importância que tem a classe, assim como as parcerias firmadas nas três esferas. O papel do profissional da contabilidade é o de contribuir com o desenvolvimento da suas regiões”, disse Bezerra.

Joaquim destacou, ainda, quais serão os desafios para a próxima década. Segundo ele, buscar a participação do profissional da contabilidade alinhado com os cargos públicos é uma delas. “Nós precisamos contribuir  enquanto gestores, pois temos nas nossas mãos “grandes armas”, as da transparência, do controle e da legitimidade da informação. É desafio nosso o posicionamento e prestígio político”, disse.

Outro desafio apontado pelo vice-presidente foi sobre o combate à corrupção. “Temos que incentivar o exercício do controle social. A grande reforma que Brasil precisa fazer é a moral e ética. E nós, profissionais, temos ferramentas que contribuem para essa tão sonhada reforma”, esclareceu.

O desafio tecnológico também foi citado pelo contador. “Jamais a tecnologia acabará com as profissões que estiverem nelas inseridas”, afirmou. Para ele, a Contabilidade está inserida na tecnologia há muito tempo, antes até dessa grande revolução tecnológica. “Precisamos aprimorar os nossos profissionais e nossas ofertas de serviços, fomentando o processo de Educação Continuada”, ressaltou.

A eleição, ocorrida em novembro de 2019, renovou um terço (1/3) do Plenário do CRC. Os vice-presidentes empossados foram os contadores Rômulo Teotônio de Melo Araújo, vice-presidente Administrativo; Jean Douglas Castro Pinheiro, vice-presidente de Registro; Pedro Humberto de Almeida Ruffo, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina; Iraúna Rabelo da Rocha, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; Carlos Ronaldo Porto de Oliveira, vice-presidente de Política Institucional; e as contadoras Adilis Oliveira da Rocha, vice-presidente de Controle Interno; e  Eliedna de Sousa Barbosa, vice-presidente Técnica.

Como conselheiros suplentes tomaram posse as contadoras Isabelle Carlos Campos Rezende, Luciana Alencar Firmo Macedo e Raquel Dantas Pereira, e o contador Wagner Santos Arnaud.

Compuseram a mesa de honra o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Bruno Sitônio Fialho de Oliveira; o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; o Secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano; o Secretário da Receita Municipal, Max Fábio Dantas; o presidente do Sescon/PB, Abelci Assis Filho; o deputado estadual Eduardo Carneiro; o conselheiro substituto do TCE/PB, Oscar Mamede Melo, e o vereador Thiago Lucena.

Os presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), Regina Cláudia Soares do Rego; do CRCRJ, Samir Nehme; do CRCRN, Erivan Ferreira Borges; o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCPE, Arnaldo Antonio Duarte Ribeiro; o vice-presidente de Registro do CRCSP, Mariano Amadio; e os conselheiros do CFC Haroldo Santos Filho e Garibaldi Dantas, este último ex-presidente do CRCPB, estiveram presentes na cerimônia.

 Movimentos estudantis que formam líderes

O vice-presidente Joaquim Bezerra e o presidente do CRCPB, Brunno Sitônio, entraram na vida classista por meio dos movimentos de jovens profissionais da contabilidade, existentes há mais de 20 anos.

Joaquim revelou que o presidente Brunno foi um grande colaborador de destaque nas questões nacionais. Os dois foram integrantes da Comissão de Jovens Lideranças na gestão da presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim. “Esse é um momento de muito compromisso, porque viemos de um movimento do qual temos muito orgulho”, pontuou Joaquim.
Fonte: CFC

Deixe um comentário

você pode gostar também...

Cotação Dólar

Leia mais →