Tecnologia

Objective-C deixa de fazer parte das 20 linguagens mais populares do índice Tiobe

A linguagem de programação Objective-C deixou de ser uma das 20 linguagens mais populares neste mês, e não é muito provável que volte a curto prazo, segundo nota do Índice Tiobe. Em contrapartida, a linguagem Fortran, que surgiu na IBM na década de 1950, ressurgiu na 20ª posição do índice, inesperadamente, depois de ocupar a 34ª posição no ano passado.

Há cerca de 10 anos, a Objective-C era a estrela em ascensão no índice Tiobe, sendo vencedora do prêmio de linguagem do ano em 2011 e 2012. Sua fama, no entanto, acabou em 2014, quando a Apple anunciou que havia uma nova linguagem chamada Swift. Na época, os iPhones da Apple estavam começando a crescer e todos os seus aplicativos eram escritos em Objective-C. A Swift, por sua vez, foi feita pela Apple para o desenvolvimento de aplicativos iOS e macOS.

A Objective-C continuou na lista das 20 linguagens mais populares do mundo do índice Tiobe e estava em terceiro lugar no índice em 2014, quando o Swift chegou.

Enquanto a Objective-C deixava o top 20, a Fortran, desenvolvida na década de 1950 pela IBM, deixava o 34º lugar – do índice Tiobe de 2020 – para ocupar o 20º lugar neste mês. Sua classificação mais alta no índice Tiobe foi a 10ª, em 2002.

“Este dinossauro está de volta ao top 20 depois de mais de 10 anos. Fortran foi a primeira linguagem de programação comercial de todos os tempos e está ganhando popularidade graças à enorme necessidade de processamento de números (científico)”, diz a nota.

Outra linguagem retorna ao top 20

A Groovy, linguagem que roda na máquina virtual Java (JVM), subiu este mês da 48ª posição, de abril do ano passado, para a atual 17ª posição. No entanto, estava na 10ª posição em janeiro de 2021, segundo Tiobe.

As 10 principais linguagens de programação deste mês foram: C, Java, Python, C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, linguagem Assembly, PHP e SQL. Completando o top 20 estavam: Visual Basic Clássico, Delphi / Object Pascal, Ruby, Go, Swift, R, Groovy, Perl, MATLAB e Fortran.

As classificações de linguagem de programação do Q1 2021 do analista desenvolvedor RedMonk foram lideradas por JavaScript, seguido por Python, Java, PHP, C #, CSS, TypeScript, Ruby e C.

A Tiobe fornece análises de qualidade de software para clientes empresariais e baseia suas classificações na participação no total de pesquisas para cada linguagem, de acordo com vários mecanismos de pesquisa populares.


Infoeconomico

Fonte: Computer Word