Tecnologia

O que a Apple anunciou na WWDC 2020, evento para desenvolvedores

O Worldwide Developers Conference (WWDC), evento da Apple dedicado à comunidade de desenvolvedores, aconteceu nesta segunda-feira (22) de forma integralmente virtual em resposta à pandemia de covid-19. Se antes Tim Cook, CEO da Apple, e seus pares executivos receberiam uma audiência de jornalistas e parceiros para anunciar as novidades, agora, uma superprodução da Apple em estúdio precisou dar conta do dinamismo para revelar os anúncios sem uma plateia como resposta imediata.

Em sua fala, Cook enfatizou o compromisso da Apple com a igualdade e a diversidade e a luta contra a covid-19 antes de anunciar as novidades para desenvolvedores em todas as plataformas da Apple.

Abaixo, reunimos aqui um compilado do que foi revelado nesta segunda-feira.

Anúncios para o iOS 14

Biblioteca de apps: organiza automaticamente todos os seus aplicativos em coleções lógicas e também permite pesquisar aplicativos específicos. Recentemente, acrescentou uma categoria de editáveis, para que você possa deixar de lado coleções para as quais não têm uso.

Widgets: agora “mais bonito e rico em dados”. Mais dados e você pode configurá-los de acordo com suas necessidades. Você também pode colocar widgets críticos na tela inicial. Há também uma galeria de widgets, que oferece todas as opções disponíveis em um ambiente altamente visual. O Smart Stack também é um recurso, você pode colocá-lo na parte superior da tela e ele usará a IA para apresentar os dados que você mais precisa a essa hora do dia.

Exibição Picture in Picture: Agora você poderá continuar assistindo o vídeo enquanto trabalha em outros aplicativos.

Siri: agora possui um novo design compacto e apresenta resultados de maneira mais inteligente: os aplicativos abrem rapidamente, as informações são entregues na visualização de notificações e muito mais. Segundo a Apple, a Siri lida com 25 bilhões de solicitações por mês e agora tem 25 vezes mais fatos do que apenas alguns anos atrás.

Tradução: A Siri agora pode ajudar com a tradução. Um novo aplicativo chamado Translate pode funcionar offline e usa no dispositivo machine learning para traduzir entre 11 idiomas.

Mensagens: as mensagens agora têm conversas fixadas. Também possui respostas embutidas para que você possa focar as mensagens nas conversas. Também possui suporte para menções, para que apenas a pessoa com quem você deseja falar seja notificada. Você também pode criar fotos de grupo e muito mais. Incluindo mais opções para o seu Animoji.

Mapas: a melhor maneira de explorar o mundo com privacidade. Agora, os mapas oferecem informações mais precisas, visualizações em 3D e muito mais.

Guias: o Maps da Apple hospedará guias integrados de fontes confiáveis. A empresa também construiu novas direções de ciclismo para o Maps, informando se você tem escadas ou elevações íngremes. Isso está chegando primeiro às grandes cidades dos EUA e da China. A Apple também está acrescentando informações sobre localizações que oferecem roteamento EV para veículos elétricos.

CarPlay: disponível em 97% dos EUA e em 80% dos carros novos vendidos em todo o mundo. Você poderá usar o iPhone para abrir e ligar o carro, começando com um novo modelo da BMW. As chaves digitais vivem no elemento seguro do seu iPhone, para que você possa compartilhá-las em uma mensagem. Você também pode definir o modo de direção restrita (“perfeito para motoristas adolescentes”). Isso estará disponível no iOS 13 e iOS 14.

App clips: “E se você pudesse ter o aplicativo certo de que precisava no momento certo?”. O App Clip é uma nova ferramenta da Apple que permite usar algumas das funcionalidades de um aplicativo, mesmo que você não tenha o aplicativo relevante instalado. Você pode usá-lo em uma cafeteria, para alugar uma scooter, por exemplo.

Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, explica que “tudo sobre os app clips foi projetado para acelerar”. O recurso usa o Sign In com Apple e Apple Pay para pagar por itens e fazer login em aplicativos.

Então, o que há de novo no iPad OS?

Uma nova barra lateral permite mover-se mais facilmente entre partes do aplicativo em Fotos. Isso facilita muito a organização de imagens em álbuns, por exemplo. Basta tocar para alterar as visualizações. Isso será visto em outros aplicativos, como Calendário e Arquivos. A Música também foi atualizada para explorar a tela maior do iPad.

O recurso de pesquisa foi redesenhado com o novo design compacto e permite pesquisar em aplicativos. A Apple também reconstruiu a pesquisa para ser Universal: como iniciador de aplicativos, para contatos, localização de documentos.

O Scribble está chegando ao iPad, então você poderá usar um Apple Pencil para escrever à mão em qualquer aplicativo e ele será automaticamente convertido em texto. Você também pode pegar uma seleção de palavras manuscritas, convertê-las em texto e colocá-las em outro aplicativo. Há muito mais, mas a Apple não falou sobre tudo.

AirPods

Agora os AirPods alternam perfeitamente entre dispositivos e automaticamente se você estiver migrando entre eles. Um novo recurso chamado Spatial Audio oferece a sensação de estar sentado em uma sala de som ao usar o AirPods Pro. Eles usam algoritmos avançados de áudio que criam uma experiência sonora imersiva. A Apple afirma que reuniu uma série de tecnologias para criar uma experiência de som surround que o mantém no centro da ação.

E o Apple Watch?

Agora, os desenvolvedores podem usar Complicações infinitas, o que significa que você pode ter um aplicativo usando todas elas no seu relógio. A empresa também apresentou alguns novos mostradores de relógio, que também apresentam uma ferramenta melhor para configurar as Complicações que você deseja.

Mapas: no WatchOS, agora você recebe instruções para andar de bicicleta. Você poderá ver tudo isso no relógio enquanto pedala.

Workout: o aplicativo continua a adicionar novos exercícios. O watchOS 7 adiciona neste ano um aplicativo que acompanhará seus movimentos de dança. Isso é bastante avançado: ele pode descobrir o movimento da parte inferior e superior do corpo.

Rastreamento do sono: a Apple está focada na qualidade e na duração do sono. Agora o AppleWatch tem um novo recurso de redução de velocidade que visa minimizar as distrações, que se estendem ao ativar o Não perturbe e a reproduzir automaticamente seus aplicativos de meditação ou música favoritos. Enquanto você dorme, o mostrador do relógio fica escuro. Você também pode escolher um alarme tático e/ou baseado em ruído.

O rastreamento do sono observará seu tempo na cama, tempo de sono. Esse recurso também está disponível sem o Watch dentro do iOS 14.

Lavagem das mãos: o Apple Watch detectará automaticamente quando você começar a lavar as mãos. Ele usa machine learning para descobrir quando você está lavando, o áudio para detectar a água correndo e vai determinar quanto tempo você lava. Isso permitirá que você saiba quando deve terminar.

Apple sobre privacidade

Federighi falou sobre como a Apple limita a quantidade de dados que reúne sobre você enquanto você usa o dispositivo. A ideia é que os sistemas não coletem essas informações em primeiro lugar.

Sign in com a Apple: A empresa confirma que mais de 200 milhões de contas foram criadas desde que começaram a ser implantadas. Este ano, a Apple permitirá que as pessoas apliquem retrospectivamente o “Iniciar sessão com a Apple” em contas existentes.

Localização: agora tem a opção de compartilhar apenas a localização aproximada.

Rastreamento: as ferramentas de rastreamento inteligentes do Safari são aplicativos aprimorados que solicitarão permissão antes de rastrear você.

Privacidade de aplicativos: a Apple está exigindo que os desenvolvedores compartilhem dados sobre suas próprias políticas de privacidade. Essas informações serão disponibilizadas de forma acessível e você poderá analisá-las antes de instalar o aplicativo.

E o Safari?

O Safari será 50% mais rápido que o Chrome e também oferecerá uma série de novas melhorias, disse a Apple. Também será muito mais privado e consumirá muito menos energia.

Privacidade: uma nova barra de ferramentas de privacidade fornecerá informações sobre privacidade para sites específicos e também monitorará suas senhas para garantir que não tenham sido invadidas. Isso também mostrará quais rastreadores conhecidos estão assistindo você em uma página específica.

Extensões: agora você pode escolher o que permite que os sites façam e por quanto tempo, durante todo o dia, semana ou para sempre.

Tradução: as ferramentas de tradução integradas agora estão dentro do Safari. Quando você visita uma página em um idioma estrangeiro, uma nova ferramenta de tradução aparece na barra de pesquisa.

Personalização: você pode até configurar sua própria foto como plano de fundo do Safari na página inicial. Você também pode adicionar seus próprios conjuntos de itens que deseja ver na página inicial – esses podem ser sites específicos, por exemplo.

Guias: mais fácil e mais eficiente do que nunca para trabalhar com muitas guias. Você pode explorar todas as guias em uma página altamente visual.

Infoeconomico

Fonte: Computer Word

Deixe um comentário