MUNDO CORPORATIVO

Número de empreendedores cresce na pandemia – Confira dicas para alavancar a carreira

Alexandre Velilla, CEO do CEL.LEP, explica como é possível crescer profissionalmente dentro de uma empresa ou em um negócio próprio

Cada vez mais o brasileiro busca o crescimento profissional e até mesmo planeja se tornar um empreendedor. Um levantamento realizado pelo Portal do Empreendedor, indica que o Brasil contava com 9.818.993 MEI’s registrados no início do ano de 2020 e em dezembro do mesmo ano, o número saltou para 11.316.853 de MEI ‘s com registro. No total, foram 1,49 milhão de novas oficializações entre março e dezembro de 2020. Para que isso aconteça de forma adequada, e os resultados positivos e o tão sonhado sucesso sejam alcançados, existem alguns fatores que são fundamentais dentro do mundo dos negócios.

“As pessoas que pretendem iniciar uma nova empresa ou negócio devem focar nas habilidades e nas competências necessárias, que nesse caso, são bem abrangentes”, explica Alexandre Velilla, CEO do CEL.LEP, instituição de ensino de idiomas. “Tenha uma visão sistêmica de mercado, competências em relacionamento e comunicação; gestão em finanças, marketing e operações; planejamento e visão de transformação; ética e caráter, liderança e resiliência”, completa. 

Ser resiliente também se encaixa para as pessoas que querem crescer dentro de uma empresa e alavancar os seus resultados dentro dessa instituição. “Resiliência é muito importante em momentos de crise, pois a pessoa com essa capacidade supera a tempestade e volta ainda mais forte”, acrescenta Alexandre. O conhecimento de pelo menos um segundo idioma também deve se encaixar nos planos de quem quer subir na carreira. Atualmente, com um ambiente de negócios cada vez mais global e digital, o conhecimento da linguagem computacional é, adicionalmente, relevante para a formação dos profissionais. 

Ainda, para tomar decisões assertivas que alavanquem resultados, as pessoas precisam realmente escutar e compreender as necessidades dos outros e também da organização. Isso tem muita relação com trabalhar a empatia, controlar o tom de voz, ser claro e objetivo, bem como estar aberto a mudanças das próprias atitudes. “Ser claro na comunicação e transmitir confiança nas decisões são fundamentais em termos de assertividade, e passam a impressão de profissionalismo, competência, comprometimento e firmeza”, ressalta o executivo.

“Independente do objetivo, as pessoas precisam estar sempre preparadas para os desafios e este preparo, que traz a confiança necessária para se destacar no mundo dos negócios, é conquistado com muito estudo, comprometimento e trabalho duro”, afirma o empresário. Não tenha medo de errar. Estando preparado e trabalhando duro, o errar passa e se aprende com os erros. Aproveite da melhor forma a sua jornada, cada momento de desenvolvimento e das passagens em cargos e em empresas. Isso trará uma experiência mais relevante aos profissionais. E o mais importante de tudo, sempre esteja aberto a novos desafios.

Alexandre ressalta que a pandemia acelerou a digitalização e todos passaram a navegar ainda mais pelo mundo virtual de uma maneira geral. Desta forma, as empresas que oferecerem cada vez mais soluções tecnológicas para o atendimento das mais diferentes demandas tendem a se destacar em períodos de crise como este que estamos vivendo. “Portanto, um negócio que possua um novo modelo digital e ofereça uma boa experiência aos usuários tem grandes chances de dar certo neste momento”, conclui.

Sobre Alexandre Velilla

Alexandre Velilla é pós-graduado (PMD) pelo IESE – University of Navarra e formado em Ciências Econômicas pela USCS e em Ciências Contábeis pela UNISA. Tem mais de 25 anos de experiência, em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de finanças, controladoria e administração, além de auditoria e consultoria. Já passou por companhias como KPMG, Bracor e Boston Scientific e está há mais de 8 anos no CEL.LEP, sendo os últimos quatro como CEO da empresa. Experiência alicerçada em Estratégia, Gestão e Finanças. Velilla também é apresentador de TV do programa “Café com CEO” e jurado titular do “Batalha das Startups”, ambos da Record News. Além disso, é membro dos Comitês Estratégicos de CEOs e de CFOs da AMCHAM, membro do conselho consultivo do CEAP (melhor ONG de Educação do Brasil em 2019 e do Sudeste em 2020) e Vice-Presidente de Inovação do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). É também empresário, sendo sócio-fundador da Quest Construções, sócio da Flex Interativa, sócio da InovaPar e investidor-anjo no BR Angels. Em 2020, foi eleito Profissional do Ano pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), na 35ª edição do prêmio.

Deixe um comentário