Novo Taycan, primeiro esportivo totalmente elétrico da Porsche, chega ao Brasil
ECOSSISTEMA PORSCHE
Uma equipe técnica homologada pela montadora ficará encarregada de definir a melhor configuração do equipamento de carregamento, de acordo com a necessidade do proprietário do veículo, e de prestar toda a orientação necessária, incluindo suporte no fornecimento de documentação para o projeto de instalação.
Além disso, os clientes da marca terão, à sua disposição, um ecossistema de carregamento. Isso quer dizer acesso a todas as concessionárias da Porsche no país, todas elas equipadas com oito carregadores de 11 e 22 kW, cuja recarga completa é feita em até nove horas. O Porsche Center São Paulo recebeu, com exclusividade, o primeiro e mais rápido carregador do Brasil, com 350 kW (Recarga DC), fabricado pela ABB com Design Porsche. O proprietário só precisa encostar o carro, plugar o carregador no veículo e aguardar 22,5 minutos para carregar de 5% até 80% da capacidade da bateria.
A montadora também está investindo em uma estrutura de carregamento que permita percorrer longas distâncias com o Taycan. Oitenta carregadores Porsche de 11 kW já estão instalados em 11 estados, em 51 parceiros como shopping centers, hotéis, clubes de golfe e restaurantes. A localização desses parceiros pode ser encontrada no site.
Para completar essa rede de atendimento, a Porsche, em parceria com a empresa do setor elétrico EDP, Audi e Volkswagen, vem criando as chamadas “eletrovias ultrarrápidas”, rotas nas quais existam estações de carregamento de 150 kW ou 350 kW em locais que proporcionem comodidade para os motoristas e a distâncias máximas de 200 quilômetros umas das outras. Essa rede de abastecimento de energia elétrica para as baterias do Taycan e demais modelos eletrificados – pioneira na América Latina – estará disponível em todo o estado de São Paulo nas principais vias, além de conectar as eletrovias já existentes e capitais vizinhas. A primeira estação ultrarrápida já está disponível no Serramar Shopping. A conclusão da iniciativa está prevista para 2022.
DESIGN PURISTA, MUITA INOVAÇÃO E RECONHECIMENTO MUNDIAL
Apesar de tanta inovação, o novo Taycan continuam carregando o DNA da Porsche no que diz respeito ao design. De frente, o novo modelo parece particularmente largo e baixo, com paralamas de contornos elevados. A silhueta é modelada pela linha de teto esportiva, que tende para baixo na traseira, e as seções laterais altamente esculturadas – tão características – também estão presentes. Mas há novidades também nesse campo: o logotipo da marca sinônimo de luxo surge com efeito vítreo, integrado à barra luminosa na traseira, e o cockpit traz uma construção totalmente nova.
O interior dos novos modelos traz mais surpresas: o quadro de instrumentos, independente, curvado e focado no eixo de visão do motorista, é o principal destaque do painel; e todas as interfaces com o usuário foram redesenhadas. A conectividade é garantida por uma tela central de informação e entretenimento de 10,9 polegadas e um mostrador opcional para o passageiro que, combinados, formam uma faixa de vidro integrada com visual preto.
Para completar a conceito de sustentabilidade, pela primeira vez a Porsche anuncia a ausência de couro nos estofados, que foram revestidos de materiais reciclados. “Foot garages” – recuo da bateria na área dos pés, na traseira – proporcionam um maior nível de conforto na acomodação dos passageiros na parte de trás dos veículos.
O reconhecimento ao conceito contemporâneo do novo Taycan elétrico não demorou a chegar. Graças a 27 novos desenvolvimentos, o modelo foi considerado, pelo “AutomotiveINNOVATIONS Report”, publicado pelo Center of Automotive Management (CAM) – instituto científico independente para consultoria estratégica e pesquisa empírica automotiva e sobre mobilidade da Universidade de Ciências Aplicadas (FHDW), localizada em Bergisch Gladbach, na Alemanha – o mais importante introdutor de inovações no mercado automotivo global.
Do total de novos desenvolvimentos, 13 foram considerados inéditos. As inovações reconhecidas pelos cientistas incluem sua arquitetura de 800 volts, a transmissão de duas velocidades no eixo traseiro, o alto poder de recuperação de até 265 kW e um dos melhores índices Cd* no segmento (a partir de 0,22).
*Cd = coeficiente de arrasto aerodinâmico
* BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores
O post Novo Taycan, primeiro esportivo totalmente elétrico da Porsche, chega ao Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil. Infoeconomico