Notícias

Novo Taycan, primeiro esportivo totalmente elétrico da Porsche, chega ao Brasil

Divulgação

Divulgação

Novo Taycan, o primeiro modelo esportivo totalmente elétrico da Porsche: três versões para escolher

A espera acabou. Os brasileiros que encomendaram o novo Taycan, o primeiro modelo esportivo totalmente elétrico da Porsche, em uma das concessionárias da marca em território nacional poderão entrar em 2021 motorizados e com a consciência tranquila.

Tendência em todo o mundo, os veículos elétricos têm ganhado protagonismo justamente por sua capacidade de reduzir sensivelmente a poluição urbana – inclusive a sonora – e, como consequência, frear o impacto negativo que os modelos convencionais têm imposto ao meio ambiente. O primeiro-ministro do Reino Unido, por exemplo, anunciou recentemente que proibirá as vendas de novos veículos com motor a combustão interna a partir de 2030 e dos híbridos a partir de 2035. Esta é a segunda vez que Boris Johnson antecipa a meta. Na França, medida parecida está programada para ser colocada em prática até 2040, enquanto na Noruega o objetivo é ainda mais ambicioso: 2025.

“O dia de hoje marca o início de uma nova era”, declarou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, ao apresentar o veículo para o mundo em setembro. “O Taycan conecta nossa tradição com o futuro.”

No Brasil, estarão disponíveis três versões do sedã esportivo de quatro portas: o Taycan 4S, que chega com valores sugeridos a partir de R$ 589 mil (sem frete), o Taycan Turbo, R$ 809 mil, e o Taycan Turbo S, R$ 979 mil. Todas elas incluem um carregador de 11 kW para recarga da bateria de alta tensão que alimenta os motores elétricos, e a instalação no endereço indicado pelo cliente em qualquer lugar do país.

PERFORMANCE, POTÊNCIA E AUTONOMIA

Com dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e outro no traseiro – que operam sincronizados e proporcionam tração nas quatro rodas, o Taycan foi desenvolvido para oferecer alto desempenho e esportividade, sem abrir mão do conforto e da comodidade – e o melhor, com potência e autonomia.

Motoristas interessados em potência não vão se decepcionar. O Taycan Turbo S, por exemplo, pode gerar até 560 kW (761 cv) de potência com overboost e em combinação com o sistema Launch Control, enquanto o Taycan Turbo disponibiliza até 500 kW (680 cv) e o Taycan 4S até 390 kW (530 cv). O primeiro acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, enquanto os demais chegam à mesma velocidade em 3,2 segundos e 4 segundos, respectivamente. A velocidade máxima do Turbo S e do Turbo é de 260 km/h. No caso da versão 4S, chega a 250 km/h.

A autonomia é outro fator importante para proprietários de veículos elétricos. O Turbo S pode rodar até 450 quilômetros com uma carga de bateria, o Turbo até 412 quilômetros e o 4S até 407 quilômetros. Graças à tecnologia elétrica, o Taycan alcança autonomia similar à de um esportivo com motor a combustão.

“Nós prometemos um verdadeiro Porsche para a era da eletromobilidade – um carro esportivo fascinante que não apenas entusiasme por sua tecnologia e dinâmica de condução, mas que também desperte paixão em pessoas de todo o mundo, da mesma forma que fizeram seus legendários precursores. Estamos cumprindo agora essa promessa”, disse Michael Steiner, membro do Comitê Executivo da Porsche AG responsável por Pesquisa e Desenvolvimento, no lançamento.

Até 2022, a estimativa é que a marca alemã invista mais de € 6 bilhões em eletromobilidade, recursos destinados tanto aos métodos de produção quanto aos componentes altamente avançados das novas versões, que estabelecem novos parâmetros nos campos da sustentabilidade e da digitalização.

Um dos diferenciais da nova linha Taycan é que, pela primeira vez, os veículos são equipados com um sistema de 800 volts em vez dos tradicionais 400 volts dos demais modelos elétricos. A inovação concede uma vantagem especial na estrada: em pouco mais de cinco minutos, a bateria pode ser recarregada usando corrente contínua (DC) provida por uma rede de carga de alta potência de 350 kW, para obtenção de uma autonomia de até 100 quilômetros (norma WLTP).

Divulgação

Divulgação

Performance, autonomia, potência e conforto alinhados com o meio ambiente

Deixe um comentário