Tecnologia

Microsoft adiciona ao Teams integrações de aplicativos para videoconferências

Os usuários do Microsoft Teams agora podem acessar uma variedade de aplicativos de terceiros e personalizados durante as videoconferências, eliminando a necessidade de alternar as telas no meio da conversa. 

Entre os 20 aplicativos disponíveis com Teams Apps for Meetings estão aplicativos de gestão de tarefas como Asana e Monday.com, ferramentas de votação Slido e Polly e software de entrevista de vídeo da HireVue e Talview.  

O próprio aplicativo Forms da Microsoft também está acessível e a empresa está incentivando os desenvolvedores a criar suas próprias integrações para o serviço de comunicação e videoconferência, de acordo com um post publicado pela Microsoft nesta semana. 

Embora a Microsoft já tenha cerca de 700 aplicativos de terceiros e do Office 365 que se integram ao bate-papo do Teams, as integrações para videoconferências são novas.

Eles servem ao mesmo propósito básico, entretanto; assim como nas integrações de aplicativos tradicionais, os Teams Apps for Meetings permitirão que os usuários realizem interações simples sem mudar o foco durante uma videoconferência.

Isso significa que colegas de trabalho que discutem o andamento de um projeto podem adicionar rapidamente uma nova ação no Asana, por exemplo, sem interromper a conversa. 

Integração é tendência

O anúncio segue a decisão do rival Zoom de adicionar integrações de terceiros à sua própria plataforma de vídeo. A Zoom anunciou suas integrações “Zapps” na conferência Zoomtopia no mês passado, apresentando uma gama mais ampla de aplicativos de terceiros, incluindo Slack, Salesforce, Dropbox e Coda. 

A adição da Microsoft ao Teams “espelha” a abordagem baseada em plataforma da própria Zoom, disse Raul Castanon, analista sênior da 451 Research / S&P Global Market Intelligence. Ambos os fornecedores estão agora buscando aumentar o valor de suas respectivas ferramentas, acessando aplicativos externos. 

É uma abordagem iniciada pelo Slack, que se beneficiou ao permitir que os clientes conectem aplicativos de sua escolha à plataforma de colaboração baseada em chat. 

“Em um alto nível, a abordagem baseada em plataforma reflete a necessidade de mais integração entre os aplicativos de negócios”, disse Castanon.

“Este é um requisito de mercado que vem crescendo há vários anos, em grande parte devido ao número crescente de aplicativos que os trabalhadores do conhecimento (e cada vez mais, os trabalhadores de tarefas e serviços também) exigem para realizar seu trabalho.” 

A recente pesquisa Voice of the Enterprise: Workforce Productivity and Collaboration da 451 Research mostra que 25% dos entrevistados acreditam que o fato de que as informações armazenadas pelos colaboradores em diferentes aplicativos é o maior obstáculo para o sucesso de uma equipe. Outras preocupações incluem aplicativos que não se integram (24%) e ter que usar muitos aplicativos (24%). 

A abordagem de plataforma para videoconferências pode permitir que a Microsoft posicione o Teams como um “hub central para funcionários e equipes realizarem o trabalho”, disse Castanon, “fornecendo acesso a diferentes aplicativos de negócios, fluxos de trabalho e ferramentas de comunicação”. 

Low code e automação 

Entre os outros anúncios do Teams está a disponibilidade geral de aplicativos Power Platform dentro do aplicativo de colaboração. 

O PowerApps for Teams facilita a criação de aplicativos simples e de baixo código usando modelos de aplicativos, enquanto o Power Virtual Agents for Teams permite a criação de chatbots com os quais os usuários podem interagir no Teams. 

A ferramenta de fluxo de trabalho da Microsoft, Power Automate, também está disponível, permitindo que os usuários do Teams automatizem processos repetitivos para reduzir o tempo gasto em tarefas rotineiras.  

Os usuários podem criar “fluxos” selecionando parâmetros em um menu suspenso, com 50 modelos – incluindo a capacidade de postar uma mensagem para dar as boas-vindas a um novo membro da equipe ingressando em um canal do Teams ou postar uma notificação no Teams quando uma resposta do Formulários for enviada. 

“Isso pode ter um impacto significativo na produtividade dos funcionários e da equipe”, disse Castanon. 

Finalmente, o Dataverse for Teams, a plataforma de dados de baixo código que se conecta aos aplicativos Power Platform, também agora está disponível de maneira geral. 

Infoeconomico

Fonte: Computer Word

Deixe um comentário