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IPCA-15 fica em 0,22% em fevereiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,22% em fevereiro, o menor resultado para o mês desde o início do Plano Real (1994), e ficou 0,49 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de janeiro (0,71%). Em 2019, a taxa para fevereiro havia sido de 0,34%. O índice acumula no ano alta de 0,93% e, nos últimos 12 meses, de 4,21%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três apresentaram deflação em fevereiro.

Esta é a primeira divulgação do IPCA-15 com a nova estrutura de ponderação, obtida a partir dos resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018.

Período TAXA
Fevereiro de 2020 0,22%
Janeiro de 2020 0,71%
Fevereiro de 2019 0,34%
Acumulado no ano 0,93%
Acumulado nos 12 meses 4,21%

As menores variações vieram dos grupos Vestuário (-0,83%) e Saúde e cuidados pessoais (-0,29%), ambos com impacto de -0,04 p.p. no índice do mês. Além disso, o grupo Alimentação e bebidas (-0,10%) também registrou variação negativa, contribuindo com -0,02 p.p. Na outra ponta, o destaque entre as altas foi a Educação, que apresentou tanto a maior variação (3,61%) quanto o maior impacto (0,23 p.p.) no IPCA-15 de fevereiro, seguida pelos Transportes (0,20%). Os demais grupos ficaram entre o 0,02% de Comunicação e o 0,31% de Despesas pessoais, conforme mostra a tabela a seguir.

IPCA-15 – Grupos – Variação e Impacto
Grupo Variação (%) Impacto (p.p.)
Janeiro Fevereiro Janeiro Fevereiro
Índice Geral 0,71 0,22 0,71 0,22
Alimentação e bebidas 1,83 -0,10 0,45 -0,02
Habitação -0,14 0,07 -0,02 0,01
Artigos de residência -0,01 0,17 0,00 0,01
Vestuário 0,10 -0,83 0,01 -0,04
Transportes 0,92 0,20 0,17 0,04
Saúde e cuidados pessoais 0,35 -0,29 0,04 -0,04
Despesas pessoais 0,47 0,31 0,05 0,03
Educação 0,23 3,61 0,01 0,23
Comunicação 0,02 0,02 0,00 0,00
Fonte: IBGE, Coordenação de Índices de Preços, Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor.

Após apresentar leve alta no IPCA-15 de janeiro (0,10%), o grupo Vestuário registrou deflação de 0,83% em fevereiro, influenciado pelas quedas nos preços das roupas masculinas (-1,39%), roupas femininas (-0,83%) e roupas infantis (-0,71%). Já as joias e bijuterias (0,64%) tiveram alta pelo oitavo mês consecutivo, embora tenha havido desaceleração na comparação com o percentual de janeiro (1,03%).

A queda em Saúde e cuidados pessoais (-0,29%), se deve principalmente aos itens de higiene pessoal (-1,71%), onde foi observado recuo em perfumes (-5,06%) e em produtos para pele (-1,30%). Já o maior impacto positivo no grupo veio do item plano de saúde (0,60%), que contribuiu com 0,02 p.p. no índice do mês.

O grupo Alimentação e bebidas (-0,10%) também recuou em fevereiro, devido à queda no preço das carnes (-5,04% no mês), que foi responsável pelo impacto negativo mais intenso no mês (-0,13 p.p.). Por outro lado, houve alta nos preços do tomate (28,96%) e da batata-inglesa (5,23%), que já haviam subido em janeiro.

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