IPCA-15 fica em 0,22% em fevereiro
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,22% em fevereiro, o menor resultado para o mês desde o início do Plano Real (1994), e ficou 0,49 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de janeiro (0,71%). Em 2019, a taxa para fevereiro havia sido de 0,34%. O índice acumula no ano alta de 0,93% e, nos últimos 12 meses, de 4,21%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três apresentaram deflação em fevereiro.
Esta é a primeira divulgação do IPCA-15 com a nova estrutura de ponderação, obtida a partir dos resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018.
Período | TAXA |
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Fevereiro de 2020 | 0,22% |
Janeiro de 2020 | 0,71% |
Fevereiro de 2019 | 0,34% |
Acumulado no ano | 0,93% |
Acumulado nos 12 meses | 4,21% |
As menores variações vieram dos grupos Vestuário (-0,83%) e Saúde e cuidados pessoais (-0,29%), ambos com impacto de -0,04 p.p. no índice do mês. Além disso, o grupo Alimentação e bebidas (-0,10%) também registrou variação negativa, contribuindo com -0,02 p.p. Na outra ponta, o destaque entre as altas foi a Educação, que apresentou tanto a maior variação (3,61%) quanto o maior impacto (0,23 p.p.) no IPCA-15 de fevereiro, seguida pelos Transportes (0,20%). Os demais grupos ficaram entre o 0,02% de Comunicação e o 0,31% de Despesas pessoais, conforme mostra a tabela a seguir.
IPCA-15 – Grupos – Variação e Impacto | ||||
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Grupo | Variação (%) | Impacto (p.p.) | ||
Janeiro | Fevereiro | Janeiro | Fevereiro | |
Índice Geral | 0,71 | 0,22 | 0,71 | 0,22 |
Alimentação e bebidas | 1,83 | -0,10 | 0,45 | -0,02 |
Habitação | -0,14 | 0,07 | -0,02 | 0,01 |
Artigos de residência | -0,01 | 0,17 | 0,00 | 0,01 |
Vestuário | 0,10 | -0,83 | 0,01 | -0,04 |
Transportes | 0,92 | 0,20 | 0,17 | 0,04 |
Saúde e cuidados pessoais | 0,35 | -0,29 | 0,04 | -0,04 |
Despesas pessoais | 0,47 | 0,31 | 0,05 | 0,03 |
Educação | 0,23 | 3,61 | 0,01 | 0,23 |
Comunicação | 0,02 | 0,02 | 0,00 | 0,00 |
Fonte: IBGE, Coordenação de Índices de Preços, Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor. |
Após apresentar leve alta no IPCA-15 de janeiro (0,10%), o grupo Vestuário registrou deflação de 0,83% em fevereiro, influenciado pelas quedas nos preços das roupas masculinas (-1,39%), roupas femininas (-0,83%) e roupas infantis (-0,71%). Já as joias e bijuterias (0,64%) tiveram alta pelo oitavo mês consecutivo, embora tenha havido desaceleração na comparação com o percentual de janeiro (1,03%).
A queda em Saúde e cuidados pessoais (-0,29%), se deve principalmente aos itens de higiene pessoal (-1,71%), onde foi observado recuo em perfumes (-5,06%) e em produtos para pele (-1,30%). Já o maior impacto positivo no grupo veio do item plano de saúde (0,60%), que contribuiu com 0,02 p.p. no índice do mês.
O grupo Alimentação e bebidas (-0,10%) também recuou em fevereiro, devido à queda no preço das carnes (-5,04% no mês), que foi responsável pelo impacto negativo mais intenso no mês (-0,13 p.p.). Por outro lado, houve alta nos preços do tomate (28,96%) e da batata-inglesa (5,23%), que já haviam subido em janeiro.