Economia

Indicador de Incerteza da FGV cai em março ao menor nível desde julho de 2023

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 0,7 ponto na passagem de fevereiro para março, para 103,8 pontos, menor nível desde julho de 2023, informou nesta segunda-feira (1) a Fundação Getúlio Vargas. Segundo a FGV, a nova redução fez o indicador se consolidar “em patamar favorável”.

Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV/Ibre, a queda do indicador de incerteza foi determinada majoritariamente pelo recuo do componente de expectativas, foi motivado pela redução na dispersão das previsões de mercado para a taxa de câmbio daqui a 12 meses.

“Novamente, a redução do nível de incerteza reflete os sinais de relativa resiliência da economia brasileira, com mercado de trabalho aquecido, inflação controlada e resultados favoráveis de algumas atividades setoriais nesse início de ano”, afirmou em nota.

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

O componente de Mídia caiu 0,2 ponto, para 105,6 pontos, contribuindo com -0,2 ponto para o IIE-Br do mês. O componente de Expectativas encolheu 2,4 pontos, para 95,1 pontos, contribuindo com -0,5 ponto para o índice de março.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

The post Indicador de Incerteza da FGV cai em março ao menor nível desde julho de 2023 appeared first on InfoMoney.


Info Econômico – Seu Portal de Notícias Econômicas
Fonte Indicador de Incerteza da FGV cai em março ao menor nível desde julho de 2023


Criação de Sites Modernos e Personalizados – Empresa do interior de São Paulo, inova na modernidade de seus estilos responsivos, criando sites simples, completos e ganham destaque na rede mundial de sites . Conheça a empresa Aqui!


Time da Unicamp vence desafio mundial da Nasa envolvendo mais de 150 paísesFONTE: Unicamp