Tecnologia

Inclusão no e-commerce: solução para pessoas com deficiência visual e disléxicos facilita navegação em lojas online

Ideia surgiu em dinâmica promovida pelo comitê de diversidade da M3 E-Commerce, para conscientizar equipes e aumentar a acessibilidade de lojas virtuais
Uma dinâmica promovida por um comitê de diversidade empresarial acabou resultando em uma solução que pode melhorar e muito a experiência de pessoas com deficiência visual e disléxicos no comércio eletrônico. O protótipo vencedor da dinâmica promovida pela M3 E-commerce – empresa especializada em implantação e evolução de e-commerces B2B, B2C, Marketplaces, Cross Border e omnichannel na VTEX – consiste em um botão fixo na tela das lojas virtuais, no qual os usuários encontram opções para aumentar ou diminuir a fonte, espaçar as letras, mudar a cor de textos, de links, do fundo da página, ou trocar a própria fonte do site, facilitando a navegação de pessoas com deficiência visual e dislexia, um transtorno caracterizado por dificuldades na leitura e compreensão de códigos escritos e símbolos gráficos. Importante destacar que todas as ideias foram pensadas para serem desenvolvidas a partir da plataforma VTEX.
Rafael Fontes, Desenvolvedor Front-end na M3, convive com a dislexia e sempre encontrou dificuldade para navegar em sites não acessíveis. “Uma parte das pessoas que acessam lojas online tem essa dificuldade, isso sem falar nos inúmeros analfabetos funcionais. São pessoas geralmente com uma grande barreira na usabilidade de sites e aplicativos, sendo essa umas das causas da exclusão digital. A dinâmica promovida pelo Comitê, além de ampliar a visão dos nossos times para a importância dessa temática, buscou agregar, de forma prática, mais acessibilidade às lojas implantadas pela M3. Fazer parte disso foi sensacional, principalmente por saber na pele os desafios de acessar sites que não foram projetados sob esta ótica”.
Mudança de mindset e debate seguro
A dinâmica foi apenas uma de várias iniciativas já incentivadas pelo Comitê Diversos, da M3, que já existe há mais de um ano e conta com 33 membros. Além da acessibilidade, o Comitê já trabalhou internamente temas como direitos homoafetivos, machismo, racismo, equidade de gênero, religião e empatia.
“É um espaço que busca estimular a reflexão e gerar conhecimento. O Comitê desperta a atenção de colaboradores que desejam desconstruir seus preconceitos e acolhe e dá voz a grupos que são minoria, tornando a empresa um lugar mais diverso, inclusivo e empático, no qual as pessoas podem se sentir livres para serem quem são. Isso acaba também propiciando mais criatividade e inovação nos times”, afirma Dávila Amaral, Diretora de People & Business da M3.
Apesar da iniciativa ser recente, a M3, que possui o selo Great Place to Work e colaboradores em quatro países, já testemunhou mudanças de mindset e a realização de outras ações a partir do olhar do Diversos, como a abertura de vagas de Desenvolvimento exclusivas para mulheres – setor ocupado majoritariamente por homens – e a criação de um canal de denúncia para o tratamento de situações contrárias aos valores e princípios da empresa.
“O Diversos nos deixa seguros para conversar com respeito e paciência. É um lugar onde o principal é olhar para o outro e tentar entendê-lo melhor, mas onde também podemos nos olhar no espelho e refletir sobre tudo o que possa estar enraizado em nós e que nem sabíamos que precisávamos melhorar”, finaliza Rogério Vieira, Desenvolvedor Front-end na M3 e integrante do Comitê.
A empresa também possui vagas abertas no time de desenvolvimento para pessoas com deficiência física ou psicossocial. Os interessados devem acessar o link: https://app.pipefy.com/public/form/cjJmu6-g e atualizar o seu currículo com o número do CID.
Sobre a M3 – Fundada em 2014, a M3 é uma empresa especializada em implantação e evolução de e-commerce B2B, B2C, Marketplaces, Cross Border e Omnichannel na VTEX, estando entre os parceiros mais valiosos do ecossistema da plataforma. Aliam estratégia, técnica e desempenho em uma abordagem 100% colaborativa. Além do Brasil, está presente em mais três países: Colômbia, Argentina e México, somando um total de 100 colaboradores.

Fonte: Agência No Ar agencianoar.com.br