Anuncie aqui!
Localizando...
Você está em:  Home  >  Tecnologia  >  Artigo atual

Google anuncia nova nuvem distribuída que pode ser executada do datacenter até a borda


Por   /  15 de outubro de 2021  /  Sem comentários

Google sede logo

A Google lançou na última terça-feira (12), durante o Google Cloud Next’21, conferência anual de clientes da empresa, o Google Distributed Cloud, portfólio de soluções que consiste em hardware e software que estende a infraestrutura Google Cloud até o limite e em seus data centers.

A nuvem distribuída do Google é baseada no Anthos, plataforma baseada em código aberto que unifica o gerenciamento de infraestrutura e aplicativos no local, borda e em várias nuvens públicas.

“Agora, mais do que nunca, as organizações buscam acelerar a adoção da nuvem. Eles querem um desenvolvimento mais fácil, inovação mais rápida e escala eficiente, ao mesmo tempo em que reduzem o risco de tecnologia”, escreveu Sachin Gupta GM e VP de produto para IaaS, em comunicado da empresa.

“No entanto, algumas de suas cargas de trabalho não podem ser movidas para a nuvem pública inteiramente ou imediatamente, devido a fatores como necessidades de soberania de dados e conformidade específicas da indústria ou região, baixa latência ou requisitos de processamento de dados locais, ou porque precisam ser executados perto de outros serviços”, adicionou.

O Google Cloud propõe o Google Distributed Cloud como uma solução para isso, podendo ser executado em vários locais, como borda de rede do Google, borda da operadora, atendimento ao cliente e data centers de clientes.

O portfólio utiliza infraestrutura do Google Cloud em alta escala, enquanto o Anthos, executado em hardware gerenciado pelo Google no cliente ou local de presença, fornece uma plataforma de serviços na qual executa aplicativos de forma segura e remota. Os clientes podem agora migrar ou modernizar aplicativos e processar dados localmente com os serviços do Google Cloud, incluindo bancos de dados, machine learning, data analytics e gerenciamento de contêineres.

Os primeiros produtos neste portfólio incluem Google Distributed Cloud Edge e Google Distributed Cloud Hosted.

Disponível na versão prévia, o Google Distributed Cloud Edge é um produto totalmente gerenciado que aproxima a infraestrutura e os serviços do Google Cloud de onde seus dados estão sendo gerados e consumidos. Ele também permite que o cliente execute 5G Core e funções de rede de acesso de rádio (RAN) na borda, junto com aplicativos corporativos, para oferecer suporte a casos de uso de missão crítica, como visão computacional e inferência de borda de IA do Google, segundo o comunicado.

Baseado em soluções de telecomunicações do Google Cloud, ele capacita os CSPs para executar cargas de trabalho em tecnologias Intel e NVIDIA para fornecer novos casos de uso 5G e edge. “O Google Distributed Cloud Edge também permite que ISVs e parceiros de funções de rede, desenvolvedores de aplicativos e cientistas de dados forneçam inovação e escalonamento com rapidez e eficiência”, disse Gupta.

Cisco, b, HPE e NetApp darão suporte ao Google Distributed Cloud.

A Ericsson e a Nokia estão a bordo para oferecer suporte a implantações 5G para redes de borda.

Outro produto do novo portfólio é o Google Distributed Cloud Hosted, projetado para executar cargas de trabalho confidenciais, que se baseia na visão de soberania digital que a União Europeia está promovendo. O produto oferece suporte a clientes do setor público e entidades comerciais que têm requisitos rígidos de residência, segurança ou privacidade de dados.

“O Google Distributed Cloud Hosted não requer conectividade com o Google Cloud a qualquer momento para gerenciar infraestrutura, serviços, APIs ou ferramentas e usa um plano de controle local fornecido pelo Anthos para as operações”, escreveu Gupta.

Além disso, para atender às necessidades de clientes e governos europeus, a empresa está desenvolvendo ofertas de parceiros como parte da sua nuvem, disse Gupta. “Na semana passada, anunciamos uma parceria de ‘nuvem confiável’ com a Thales. No Google Distributed Cloud Hosted, duas de nossas parcerias iniciais são com a T-Systems na Alemanha e a OVHcloud na França”.

O Google Distributed Cloud Hosted estará disponível em versão prévia no primeiro semestre de 2022.


Infoeconomico

Fonte: Computer Word

você pode gostar também...

Tencent Cloud lança primeiro Internet Data Center no Brasil

Leia mais →