Tecnologia

GitHub espera 100 milhões de desenvolvedores de software até 2025

Avaliando o futuro do código aberto, o GitHub disse esta semana que espera que o número de desenvolvedores de software usando sua plataforma, atualmente de 56 milhões, aumente para 100 milhões em quatro anos. 

No relatório The State of the Octoverse, lançado pelo GitHub em 2 de dezembro, o popular site de compartilhamento de código também observou que mais de 60 milhões de repositórios e mais de 1,9 bilhão de contribuições foram adicionados no ano passado. O GitHub observou que grande parte do crescimento está acontecendo fora dos Estados Unidos, com 66% dos usuários ativos agora baseados fora da América do Norte. 

A porcentagem de contribuintes de código aberto dos Estados Unidos caiu para 22,7%, ante 30,4% em 2015. As contribuições vêm de uma gama mais ampla de países, indica o relatório, com a China respondendo por 9,76% e a Índia 5,2%. O relatório continua observando: 

“Ao olharmos para o futuro do código aberto e alcançar 100 milhões de desenvolvedores em 2025, projetamos as contribuições de código aberto dos Estados Unidos caindo e se estabilizando em 16,4%, com fortes contribuições da China (13,3%) e da Índia (7,9%), e crescimento na América do Sul e África, nomeadamente Brasil (3%) e Nigéria (1,5%).” 

Ao todo, 34% dos usuários do GitHub estavam na América do Norte em 2020, queda de 2% em relação ao ano passado, enquanto 30,7% estavam na Ásia (aumento de 1,1%) e 26,8% na Europa (aumento de 0,1%). 

O crescimento no site vai além dos desenvolvedores de software, com educadores em particular se juntando em números crescentes. Outros novos participantes vieram dos espaços de dados e ciências. O relatório cobriu comunidades, segurança e produtividade. 

Outras conclusões do relatório 2020 do State of the Octoverse: 

  • As 10 principais linguagens noGitHub eram, na seguinte ordem: JavaScript, Python, Java, TypeScript, C #, PHP, C ++, C, Shell e Ruby. Elas foram classificadas com base no número de colaboradores exclusivos para repositórios públicos e privados marcados com o idioma; 
  • 5.646 repositórios foram criados relacionados com a Covid-19; 
  • 17% das vulnerabilidades eram explicitamente maliciosas, com os 83% restantes resultantes de erros; 
  • Repositórios ativos com um ecossistema de pacotes com suporte têm 59% de chance de receber um alerta de segurança nos próximos 12 meses. 
  • As vulnerabilidades de segurança geralmente não são detectadas por mais de quatro anos antes de serem divulgadas. Uma vez identificado, o mantenedor do pacote e a comunidade de segurança geralmente lançam uma correção em cerca de quatro semanas. 

Infoeconomico

Fonte: Computer Word

Deixe um comentário