Notícias

Fórum de Pequenas e Médias Firmas de Auditoria discute desafios do segmento

Ele acredita que o desafio para as pequenas e médias firmas é trabalhar com parcerias e ampliar os tipos de serviços oferecidos. ”Além de auditoria, ter como opções governança corporativa, consultoria, revisão, auditoria interna, outsourcing e due diligence”.

“O que Acreditamos que as Entidades – Ibracon, Fenacon, Sescon-SP e CFC – Podem Fazer pelas PMFs” foi o painel coordenado pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Donizete Valentina. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Aparecido Maion, mostrou dados de aprovação dos Exames de Qualificação Técnica para auditores independentes que querem fazer parte do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC. De 2015 (41% aprovados) a 2019 (4,23% aprovados) houve uma grande queda nas aprovações dos candidatos.

“O CRCSP disponibiliza palestras e seminários para desenvolvimento profissional da classe contábil. Disponibilizamos 17 conteúdos a distância, com 16 mil acessos no Estado de São Paulo e 8.300 acessos de outros estados, que fizeram parceria com o Conselho para que seus profissionais também pudessem usufruir dos conteúdos”, disse Maion.

A diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon Nacional, Mônica Foerster, também participou desse painel. Ela contou que o Ibracon produz vários materiais e temas de discussão, manuais e listas de serviços, além de cursos de ensino a distância, para os profissionais de firmas de auditoria pequenas e médias. “NO entanto, precisamos de mindset para abraçar as mudanças que estão acontecendo”, afirmou Mônica. “Queremos proatividade e adaptação do modelo operativo das FAPM.”

Conclusão e encerramento

As conclusões propositivas do Fórum de Pequenas e Médias Firmas de Auditoria foram apresentadas pelo vice-presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, que afirmou que melhorar a qualidade dos profissionais é um dos focos do Sindicato. “Defendemos que as firmas de auditoria pequenas e médias possam trabalhar com liberdade e que a Reforma Tributária, que já está sendo discutida, não venha a prejudicá-las.”

O presidente do Ibracon Nacional, Francisco Sant’Anna, disse que um selo de qualidade Ibracon poderia ajudar as pequenas e médias firmas de auditoria a conquistar mercado. “Também já estamos pensando em um “modelo” que o setor poderia ter para se expandir, com uma assessoria legal do Ibracon para que a empresa possa se manter.”

Francisco Sant’Anna, presidente do Ibracon

O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, aconselhou: “Pequenas e médias firmas de auditoria, associem-se, escolham um nicho de mercado, façam alianças com empresas de tecnologia. O que o mercado quer: preços baixos e alta qualidade. Sonhem grande, sejam empresas de primeira linha.”.

Idésio Coelho Jr, vice-presidente Técnico do CFC

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Donizete Valentina, encerrou o evento agradecendo a parceria CRCSP-Ibracon, e enaltecendo o alto nível dos coordenadores e dos painelistas do Fórum de Pequenas e Médias Firmas de Auditoria 2019.
Fonte: CFC

Deixe um comentário