Tecnologia

Escolas paulistanas ensinam empreendedorismo em sala de aula

JovensEmpreendendo/GettyVasilyPindyurin
Ensinar como fazer uma ideia sair do papel é um tipo de conhecimento cada vez mais valorizado pelo mercado e pelas escolas

Entender qual é o caminho para transformar uma ideia em planejamento e criar, então, um produto final é uma habilidade crucial para o desenvolvimento e manutenção de novas empresas e da economia global no geral. Pensando nisso, escolas da capital paulista passaram a inserir em suas grades matérias para incentivar o empreendedorismo de seus alunos. O resultado são projetos como os do Colégio Visconde de Porto Seguro, que tem uma feira para mostrar empresas modelo criadas por seus estudantes.

LEIA MAIS: Novas escolas formam líderes do futuro

A popularização das startups (são mais de 12 mil empresas do tipo no Brasil, segundo Startupbase, que se intitula base de dados do ecossistema brasileiro de startups) e a busca pela formação de jovens mais independentes e criativos são algumas das principais razões dadas por orientadores e responsáveis de instituições de ensino. Além do preparo para entrar em uma faculdade renomada, o foco é desenvolver no aluno dinamismo e capacidade para encarar desafios do ensino superior.

Questionado sobre o assunto, Marcus Quintella, coordenador do MBA de empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz ver apenas benefícios do ensino em escolas de matérias necessárias para gerir um negócio. “Existe um campo fértil em alunos de 12 a 17 anos”, afirma.

Segundo ele, o mercado brasileiro tem muito a ganhar. “Pensando no futuro, é possível melhorar a taxa de mortalidade das empresas. A consequência de empreendedores e profissionais mais capacitados e responsáveis acarreta em negócios que conseguem ficar mais tempo em operação”, pontua.

LEIA TAMBÉM: A escola que forma cidadãos globais

Segundo Bety Tichauer, diretora superintendente da ONG JA Brasil, que incentiva o contato de jovens com o mercado de trabalho, a aproximação com os profissionais de diferentes áreas é valiosa. “O adolescente toma noção de profissões que poderiam estar distantes da sua realidade e pode escolher com mais sabedoria um curso superior adequado.”

Veja a seguir iniciativas de ensino de empreendedorismo implantadas por quatro escolas na cidade de São Paulo:

Divulgação Colégio Porto Seguro Divulgação Colégio Dante Alighieri Divulgação Colégio Santa Cruz Divulgação escola internacional britânica St. Paul’s

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

O post Escolas paulistanas ensinam empreendedorismo em sala de aula apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Fonte: Forbes

Deixe um comentário