Tecnologia

E segue a briga da Microsoft e Amazon pelo contrato JEDI

O embate entre Microsoft e Amazon pelo contrato JEDI (acrônimo em inglês para Joint Enterprise Defense Infrastructure), do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, ganhou um novo capítulo na última semana quando representantes das duas companhias “trocaram” acusações públicas em posts nos respectivos blogs corporativos.

Frank Shaw, da Microsoft, escreveu no blog da empresa que a Amazon quer “afundar o JEDI em reclamações, litígios e outros atrasos projetados para forçar uma reforma e resgatar sua oferta fracassada”. Drew Herdner, da Amazon, por sua vez, devolveu que essa especulação é “nada mais que um ruído enganoso destinado a distrair os que se seguem ao protesto”.

Só para dar um pouco de contexto à história: em outubro de 2019, o Departamento de Defesa americano publicou uma nota oficializando a Microsoft como vencedora do projeto bilionário que permitirá organizar os sistemas de nuvem do órgão, além de implementar tecnologias como inteligência artificial e machine learning.

O contrato previsto de 10 anos colocará US$ 10 bilhões sob a tutela da Microsoft para gerenciar os mais de 500 sistemas de nuvem do Pentágono e também atualizar o exército americano com as tecnologias de ponta que estão sendo pensadas para o mercado.

O imbróglio corporativo, entretanto, se deu porque enquanto a Microsoft acredita que venceu de forma justa o contrato pelo JEDI, a Amazon defende que foi sabotada por escolhas políticas do presidente Donald Trump. Este fez de Jeff Bezos, CEO da Amazon – e também dono do jornal Washington Post – uma espécie de inimigo. O Post notavelmente é crítico do presidente norte-americano.

Analistas do mercado afirmam que o valor de US$ 10 bilhões – em 10 anos – não é o principal motivo da disputa e sim a porta que se abre para a empresa que venceu o contrato, a Microsoft, avançar com outros contratos do governo e ganhar, assim, maior fatia e influência do mercado de nuvem.

A Amazon argumenta que o presidente interferiu injustamente no processo de escolha para prejudicar Bezos e que essas interferências minaram a capacidade do Pentágono de ser imparcial em sua tomada de decisão.

A disputa pelo JEDI tem rendido processos, intrigas e muito drama corporativo e parece dar sinais de que está longe de ser resolvida. Infoeconomico

Fonte: Computer Word

Quanto custa um aplicativo?

Tenha seu orçamento on-line https://ews.net.br/custo-de-web-site/

Infoeconomico:

Quer ajudar uma ONG Acesse bs.org.br

Página Inicial

Deixe um comentário