Anuncie aqui!
Localizando...
Você está em:  Home  >  Central Notícias  >  Artigo atual

CRE analisa criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura


Por   /  30 de outubro de 2019  /  Sem comentários

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) analisa na quinta-feira (31) o texto do Protocolo Adicional ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre o Brasil e Portugal, que cria o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude, assinado em Salvador, em 5 de maio de 2017.

De acordo com a proposta de decreto legislativo que aprova o protocolo adicional (PDL 50/2019), de autoria da CRE da Câmara dos Deputados, o Prêmio Monteiro Lobato terá por objetivo prestigiar, a cada dois anos, autores e ilustradores de livros infantis e juvenis que contribuíram para engrandecer o patrimônio literário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da qual o Brasil atualmente ocupa a presidência pro tempore (temporária).

O relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), emitiu parecer favorável à matéria. Ele argumenta que o protocolo poderá alcançar todos os países-membros, que, em sua maioria, necessitam de aprimoramento da educação infantil, assim como o Brasil.

“Nas palavras de Monteiro Lobato, ‘um país se faz com homens e livros’. Assim, o prêmio a ser instituído por meio deste protocolo adicional tem o inegável mérito de agraciar aqueles que trabalham para que nasça, ainda durante a infância, fase crucial do desenvolvimento humano, o gosto pela leitura”, ressaltou Randolfe.

Embaixador no Haiti

A CRE também deve votar a indicação do diplomata Marcelo Baumbach para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República do Haiti, no lugar de Fernando de Mello Vidal.

A reunião será às 10h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa.
Fonte: Senado Noticias Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar também...

Por que achamos que os gatos são ‘antissociais’

Leia mais →