Tecnologia

China lidera adoção global de blockchain para a transformação digital, diz analista

A tecnologia blockchain está catalisando uma mudança de confiança de longo prazo em ambientes de negócios distribuídos em todo o mundo e a China tem se destacado nessa corrida tecnológica. Segundo Charlie Dai, Principal Analyst do Forrester, que tem pesquisado exaustivamente a adoção da tecnologia na China, investimentos estratégicos em transformação digital por parte do governo, empresas e fornecedores impulsionaram a adoção de blockchain no país, à frente de outras regiões.

“Os blocos de dados encadeados tornam os ativos rastreáveis, a criptografia permite a propriedade confiável e os algoritmos de consenso realizam a consistência comercial distribuída. Nesse ínterim, os desafios críticos que a pandemia Covid-19 trouxe para a economia global – como financiamento da cadeia de suprimentos, rastreabilidade de alimentos e visibilidade da logística de ativos – priorizou ainda mais a adoção do blockchain para a transformação digital”, disse Charlie Dai em artigo publicado pela Forrester.

No artigo, Dai ressalta quatro pontos que sustentam que a China lidera a adoção de blockchain no mundo:

China está entrando na era do blockchain 3.0

Na última década, o mercado de blockchain da China passou por dois períodos de desenvolvimento. No blockchain 1.0, as empresas pioneiras focaram amplamente em aplicativos de moeda digital; no blockchain 2.0, empresas e fornecedores visionários começaram a ganhar valor de negócios testando tecnologias de blockchain. Desde o segundo semestre de 2019, a priorização de clientes corporativos, o progresso da tecnologia feito por líderes de tecnologia e as medidas pragmáticas tomadas pelo governo têm conduzido o mercado chinês para a era do blockchain 3.0 – quando a adoção do blockchain ganha impulso em todos os principais verticais.

Fornecedores na China estão aprimorando sua tecnologia para atender às necessidades empresariais

Para atender às necessidades de desempenho, escalabilidade, privacidade e segurança das empresas, as empresas chinesas fizeram investimentos estratégicos em P&D de blockchain. Fornecedores líderes como Ant Group, Baidu AI Cloud, EY, Huawei, Neusoft, OneConnect, PeerSafe, Tencent Cloud e WeBank fizeram progressos substanciais em tecnologias de blockchain, incluindo criptografia assimétrica, prova de conhecimento zero, criptografia homomórfica e desempenho de consenso.

Blockchain está transformando todos os principais setores verticais da China

O blockchain está transformando as operações de negócios existentes e permitindo novos modelos de negócios dentro do ecossistema digital em todos os principais setores, incluindo bancos, seguros, saúde, energia, governo, manufatura, varejo, telecomunicações e logística. Especificamente, as empresas de serviços financeiros priorizam a transformação do processo para eficácia e confiança; verticais tradicionais visam impulsionar a inovação e melhorar a colaboração; e os governos se concentram na experiência de serviço e na confiança social.

Mercado de plataforma blockchain empresarial (EBP) está ganhando impulso na China

Os fornecedores de EBP desempenham papéis importantes na condução de aplicativos de negócios e avanços tecnológicos na China. Esses fornecedores se enquadram em três categorias: fornecedores de software, provedores de serviços em nuvem e provedores de serviços de consultoria. Os fornecedores de software EBP fornecem software local para impulsionar iniciativas de blockchain; os provedores de serviços de nuvem EBP oferecem blockchain como um serviço para impulsionar a inovação; e os provedores de serviços de consultoria EBP adaptam as soluções de blockchain às necessidades do cliente.


Infoeconomico

Fonte: Computer Word