Tecnologia

9 APIs que todo desenvolvedor ficará feliz em ter conhecido

Um programador sem uma API é o mesmo que um contador sem calculadora ou jogador de futebol sem uma bola. Com uma interface de programação de aplicações correta, não só o trabalho desse profissional fica mais fácil, como seu potencial de desenvolvimento pode gerar produtos ainda melhores. 

As APIs começaram como um mecanismo que permitia aos computadores conversarem com outros computadores, mas ao longo do caminho essa solução evoluiu para um grande ecossistema.

Os desenvolvedores não precisam escrever tudo sozinhos, porque geralmente há uma API que aguarda a entrega das informações em um formulário que geralmente é bem próximo do que ele precisará.  

Ao longo do caminho, as principais empresas da web, como Microsoft e Google, abraçaram o mundo das API, seja na criação de programas que interajam melhor com seus produtos ou a possibilidade usar sua base de dados para a criação de produtos que vão de base de dados a mapas, economizando o trabalho de criar seu próprio banco de dados do zero. 

Com a popularização desse conjunto de rotinas, foi possível para empresas de pequeno e médio porte criarem suas próprias APIs, que podem ser uma mão na roda para os desenvolvedores, dependendo da necessidade. 

Abaixo, apresentamos uma lista com sugestões de nove API’s que vale a pena ao menos dar uma olhada:

1 – Imgflip 

Os memes estão por toda parte e o Imgflip facilita a recapitulação de suas imagens favoritas com suas próprias palavras, sendo que a API disponibilizada pela plataforma automatiza o processo.  

2 – CoinAPI 

Não há nada mais emocionante (ou desanimador) do que rastrear subidas espetaculares ou mergulhos gigantescos de criptomoedas. Essa solução simplifica o acompanhamento dos preços com uma API que reúne informações das principais trocas. 

3 – FaceMark 

Os algoritmos de reconhecimento facial dependem da identificação de uma constelação de pontos no rosto. A API do FaceMark obtém sua imagem e retorna as coordenadas desses pontos de acesso. Bem válido para quem deseja entender melhor como esse processo é realizado pelas máquinas. 

4 – TVMaze 

Os serviços de streaming adoram cortar os créditos do final dos programas de TV, o que muitas vezes frustra quem deseja saber detalhes sobre a produção. O TVMaze é um guia personalizado que oferece todos esses dados por meio de uma API, incluindo resumos de programas, resumos de episódios e informações sobre elenco e equipe.  

5 – Botometer 

As mídias sociais  em muitos momentos viram um cenário de faroeste e pode ser difícil dizer a diferença entre o que é real e o que é um bot. O Botometer estuda o comportamento de um perfil e atribui uma pontuação que aumenta à medida que o comportamento no Twitter se torna mais suspeito. 

6 – Skyscanner 

Você quer uma passagem de avião barata? Quem não? O Skyscanner rastreia os preços atuais de milhares de passagens por meio de uma API.  

7 –NASA 

Os mais cínicos podem achar um desperdício o dinheiro gasto para explorar o espaço sideral quando existem tantos problemas na Terra, mas não podem reclamar das informações gratuitas disponíveis na API do programa espacial.  

Fotografias dos exploradores da Terra e imagens de Marte são exemplos de recursos que podem ser acessados. Para os ufólogos ou amantes de um apocalipse natural, também é possível observar possíveis impactos na Terra rastreando NEOs (termo inglês para objetos próximos da Terra). 

8 – Check Mail 

Se endereços de e-mail falsos ou spammers forem um problema, tente o Check Mail. Essa API simples examinará um endereço e retornará pelo menos seis informações diferentes.  

O domínio é válido? Possui registros que indicam que está aceitando email? O domínio está em alguma lista negra de spam? A partir dessas respostas, você consegue decidir a próxima ação a tomar. 

9 – API Football 

Dedicado especialmente para quem gosta de acompanhar o cenário internacional, a API apresenta um conteúdo profundo, como resultados de partidas, cronogramas e pontuações de mais de 500 ligas de futebol em todo o mundo. 

Source: Computer Word

Deixe um comentário