Central Notícias

Vendas no varejo variam -0,4% em outubro

Resultados por atividade:

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançou 2,2% em comparação a outubro de 2017, a décima nona taxa positiva consecutiva, com ganho de ritmo em relação a setembro (0,5%). A atividade exerceu o principal impacto positivo na taxa global do varejo. O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,4%, uma estabilidade em relação ao acumulado até setembro (4,4%).

Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que contempla lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc cresceu 7,8% em relação a outubro de 2017. O resultado mostrou ganho de ritmo em relação a setembro (4,0%) e exerceu a segunda maior contribuição ao resultado geral do varejo. Com isso, o acumulado nos últimos 12 meses avançou 6,4%, e ganhou ritmo em relação a setembro (6,0%) nessa comparação.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com aumento de 6,8% frente a outubro de 2017, exerceu o terceiro maior impacto na taxa global do varejo, a décima oitava variação positiva consecutiva. Nos últimos 12 meses, o setor ficou estável, ao passar de 5,8% em setembro para 5,9% em outubro.

Tecidos, vestuário e calçados, com variação de 4,1% em relação a outubro de 2017, teve a terceira taxa positiva consecutiva, com ganho de ritmo em relação a agosto (2,9%) e setembro (1,2%). Ainda assim, o acumulado em 12 meses ficou estável, ao passar de 0,0% em setembro para -0,1% em outubro.

Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação avançou 3,2% em relação a outubro de 2017, terceira taxa positiva consecutiva. O acumulado em 12 meses (-2,6%) acelerou o ritmo de queda nas vendas em relação a setembro (-2,4%).

BRASIL – INDICADORES DA RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA
E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO – Outubro 2018
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
AGO SET OUT AGO SET OUT NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 1,5 -0,1 0,3 7,5 4,2 6,8 4,6 4,5
1 – Combustíveis e lubrificantes 0,2 1,8 -0,2 11,9 11,7 12,5 10,8 9,6
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 2,0 -1,0 1,0 8,2 3,7 6,2 3,9 3,6
       2.1 – Super e hipermercados 2,4 -1,3 1,0 8,8 3,9 6,0 4,0 3,9
3 – Tecidos, vest. e calçados 3,9 0,4 -2,1 4,2 2,3 4,9 -0,6 2,0
4 – Móveis e eletrodomésticos 2,4 1,6 -1,9 -3,3 -2,4 -0,5 -2,1 -0,1
       4.1 – Móveis -2,5 -1,7 1,2 -2,8 -0,7
       4.2 – Eletrodomésticos -3,7 -2,7 -1,2 -1,2 0,5
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 1,1 0,8 0,9 9,4 4,3 8,9 8,3 8,8
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria -3,6 -1,5 -7,0 -12,3 -12,8 -19,7 -8,2 -7,0
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 1,9 -1,8 0,4 1,9 -3,2 1,9 -4,2 -7,3
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico 3,0 -0,8 0,7 10,9 5,3 9,3 8,2 7,5
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 4,3 -0,4 -0,5 9,6 5,6 9,9 7,1 6,9
9 – Veículos e motos, partes e peças 6,0 -0,3 -0,5 16,8 12,6 21,3 16,9 15,4
10- Material de construção 4,3 -1,0 1,7 10,0 2,5 11,0 7,0 8,1
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10.

Deixe um comentário

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

×