Tecnologia

Tecnologia representa 5,6% da economia de Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina vem despontando como importante polo de inovação no Brasil. Segundo estudo Observatório ACATE Panorama 2018, empresas de tecnologia e inovação representam 5,6% da economia do Estado.

A pesquisa sobre o cenário de startups em Santa Catarina, desenvolvida pelo SIS/Sebrae SC em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), mostra ainda que a maior parte das empresas catarinenses deste segmento atua com serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): 20,64% prestam serviços por meio da tecnologia e 75,16% atuam diretamente na produção de softwares.

O universo considerado para a pesquisa, que contou com 329 startups catarinenses, mostrou que 56,45% delas estão em crescimento contínuo há cinco anos e que cerca de 46% destas faturam mais de R$ 60 mil por ano.

Investimentos

Outro aspecto identificado na pesquisa está relacionado à capacidade de captação de investimentos dessas empresas. Apesar de ser um dos grandes polos tecnológicos brasileiros, Santa Catarina ainda não possui grande atratividade para investidores, sendo que apenas 30,65% das startups do estado receberam algum aporte. O dado revela que os fundadores usam, na maior parte das vezes, capital próprio como principal fonte de recursos para a criação das empresas. Foi o caso da Cheesecake Labs, empresa que desenvolve aplicativos web e mobile e começou com o esforço de quatro amigos, sendo capitalizada pelos mesmos.

Por outro lado, algumas ideias inovadoras conquistam os investidores desde cedo. A startup GoGood, plataforma de saúde e bem-estar corporativo que ajuda empresas a melhorarem os hábitos de saúde dos trabalhadores por meio de gamificação, foi uma das beneficiadas com investimentos externos, tendo recebido mais de R$ 1,5 milhão desde sua fundação e participado no programa de aceleração da Plug and Play Tech Center e da Oxigênio Aceleradora, da Porto Seguro.

Sobrevivência dos negócios

Outro dado relevante é que, segundo o Sebrae Nacional, 23,4% das empresas fecham com menos de dois anos no Brasil, enquanto 48,39% das empresas possuem entre dois e cinco anos de atividade, constituindo um ambiente de negócios mais maduro. “Validar o modelo de negócio, valorizar colaboradores e dar assistência especial aos clientes é a receita ideal para a sobrevivência no mercado”, destaca Marcelo. Com uma carteira de clientes que abrange mais de 30 empresas, sendo 57% de fora do Brasil, a Cheesecake aumentou seu faturamento em 25% em 2018. Para 2019 a empresa prevê um crescimento de pelo menos 30%.

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Fonte: Computer Word

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