Qualcomm avança tecnologias para indústria automotiva
A indústria automotiva e o ecossistema que busca digitalizá-la tem planos ambiciosos para tornar o carro a próxima grande plataforma de computação e conectividade. Nessa terça-feira (26), a Qualcomm Technologies anunciou novidades de sua divisão Automotive Qualcomm Autobusiness que ampliam a parceria com montadoras e avançam a tecnologia para painéis conectados. Neste roadmap, a quinta geração de telefonia móvel, o 5G, desempenha grande papel para conectar veículos à nuvem.
Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Technologies, destacou durante o evento “Automotive Redefined: Technology Showcase”, realizado virtualmente nesta semana, que o ecossistema por trás do 5G irá gerar até o ano de 2035, mais de US$ 13 trilhões em atividades econômicas. Os dados são de um estudo de 2019 da IHS Markit feito a pedido da Qualcomm. “É uma oportunidade incrível para a economia global e principalmente para momentos de recuperação econômica”, disse Amon ao referenciar a pandemia de covid-19.
E nesta estimativa generosa para o 5G se encontram os carros conectados e autônomos. “Um dos dispositivos que tem sido transformado é o automóvel. A indústria tem se desenvolvido em um ritmo incrível”, disse Amon. Se o setor vinha se adaptando para entregar conectividade a partir do painel de veículos, agora, com o 5G e o avanço da edge computing, espera-se que os carros se tornem essa grande interface de computação e, claro, destravem novos modelos e oportunidades de negócio.
“A era do 5G não é sobre só conectar todos, mas tudo conectado a nuvem 100% do tempo”, reforçou Amon. “E da mesma forma que o 4G democratizou o acesso à Internet, o 5G irá democratizar a computação para nuvem e daremos à Inteligência Artificial propósito e escala”, acrescentou.
A matéria completa no IT Forum.
Infoeconomico
Fonte: Computer Word