Tecnologia

Qualcomm anuncia nova tecnologia de filtro de radiofrequência

qualcomm

A Qualcomm Technologies anunciou nesta quarta-feira (20) a nova tecnologia de filtro para bandas de até 7 GHz. A Qualcomm ultraBAW RF foi projetada para gerenciar o espectro e as frequências de rádio para dispositivos 5G e Wi-Fi conectados. O acesso ao espectro sub-7 GHz permitirá que dispositivos móveis de próxima geração, laptops e outras soluções se beneficiem da coexistência de 5G e Wi-Fi, de acordo com a empresa.

À medida que o espectro e as frequências 5G e Wi-Fi proliferam, os front-ends de radiofrequência se tornam cada vez mais importantes. Os filtros de radiofrequência (RF) isolam os sinais de rádio das diferentes bandas do espectro que os telefones usam para receber e transmitir informações.

A nova tecnologia de filtro ultraBAW RF permitirá que soluções 5G e Wi-Fi acessem espectro de até 7 GHz. Esse acesso permitirá que dispositivos móveis de próxima geração, laptops, bem como várias soluções para aplicações automotivas, IoT e industriais se beneficiem da coexistência de 5G e Wi-Fi.

O novo filtro Qualcomm ultraBAW RF estende e expande o desempenho de ponta da tecnologia Qualcomm ultraSAW, anunciada anteriormente. A empresa diz que enquanto o Qualcomm ultraSAW cobre frequências de banda baixa de 600 MHz a 2,7 GHz, o Qualcomm ultraBAW cobre a faixa de 2,7 a 7,2 GHz, expandindo a conectividade de banda média para sub-7 GHz.

O Qualcomm ultraBAW também oferece suporte a canais ultra-amplos de até 300 MHz e coexistência para redes 5G e/ou Wi-Fi, permitindo downloads e uploads mais rápidos.

“Usando a tecnologia microacústica de material piezoelétrico de filme fino, os filtros ultraBAW da Qualcomm combinam uma pequena pegada com inovadores aprimoramentos de tecnologia de módulo térmico para alta eficiência energética e longa vida útil da bateria”, diz a empresa em comunicado sobre o lançamento.

Christian Block, vice-presidente sênior e gerente geral, RFFE, QUALCOMM Alemanha RFFE GmbH, as soluções de filtro RF de nova geração são cruciais para a expansão do 5G além dos dispositivos móveis.

“Vimos um tremendo sucesso com nossa tecnologia Qualcomm ultraSAW para sub-3 GHz e agora com Qualcomm ultraBAW podemos oferecer desempenho superior de até 7 GHz”, disse Block. “A Qualcomm Technologies está trabalhando com OEMs líderes do setor para desenvolver a próxima geração de dispositivos conectados, permitindo que os consumidores aproveitem perfeitamente o desempenho máximo de redes 5G NR e Wi-Fi, onde quer que estejam transmitindo vídeos, baixando arquivos ou desfrutando de experiências de realidade estendidas”.

Espera-se que os dispositivos comerciais com o Qualcomm ultraBAW sejam lançados no segundo semestre de 2022.


Infoeconomico

Fonte: Computer Word

×