Perfume da Fórmula 1 tem frasco impresso em 3D e custa US$ 10 mil
F: Por que você aceitou?
RL: Eu sou muito exigente, então só faço qualquer tipo de design se achar que é um desafio e que tenho a chance de dar um nível diferente de contribuição a um setor em particular. Estou tentando me casar com a tecnologia e formar uma maneira realmente nova de trabalhar. Ter uma empresa de perfumes chegando até você não é algo óbvio, mas tive muito sucesso no passado como designer trabalhando para grandes casas como Dior e Narciso Rodriguez, então estive lá, fiz isso e não quero me repetir. Para não repetir, você precisa se mudar para uma nova entrada cultural.
F: Por que você decidiu usar a impressão 3D?
RL: Carol McCann e Parag Vidyarthi, da Designer Parfums, vieram ao meu estúdio há cerca de dois anos e meio. De certa forma, foi uma conversa muito estranha, porque sou inovador. Eu simplesmente deixei ir e conversei com eles de maneira muito aberta sobre haver uma nova maneira de criar na área de perfumes. Eu nem estava pensando quem era o cliente porque eles não me disseram. Eu estava dizendo que adoraria entrar em impressão 3D, para impulsionar uma espécie de revolução neste setor. Era um risco alto, do meu ponto de vista, estar falando dessa maneira em um setor bastante conservador, mas, no final, eles acabaram revelando que o cliente era a F1, por isso, foi uma conexão perfeita. O risco que corri ao falar dessa maneira como designer realmente se transformou em um dos projetos mais progressistas que já desenvolvi nos últimos tempos. É interessante para mim porque tenho uma mentalidade de designer que poderia trabalhar facilmente na produção do carro ou no capacete. Sou muito capaz disso porque estou interessado na física e em como isso gera design e eficiência.
F: Como você escolheu o titânio como material?
RL: Ele se encaixa na filosofia da Fórmula 1 porque é um material avançado e conhecido, muito forte, muito leve. É fenomenal você poder imprimir em 3D um material como esse. É realmente progressivo, mas, ao mesmo tempo, possui propriedades físicas incríveis. O Agile Embrace possui linhas verticais fluidas que fluem da base até a tampa que meio que se move como um exoesqueleto ao redor do frasco de vidro, o que é efetivamente uma metáfora para o motorista, para que ele seja protegido dentro de um envelope metálico externo. Para mim, faz muito sentido que a garrafa esteja suspensa. É provavelmente o mais feminino dos três. Possui revestimento de ouro de 22 quilates diretamente no titânio.
RL: Esse tem uma relação direta com a F1. Há uma espécie de gaiola elevada ao redor do motorista, como um osso da sorte que o rodeia. Uma forma realmente bonita no carro, então eu peguei isso e depois o subdividi. É nesse ponto que você consegue refletir o design e alcançar incríveis dinâmicas de fluidos. A ironia disso é que você recebe algo que está diretamente relacionado aos princípios aerodinâmicos do carro, mas também recebe algo que é um pouco Art Nouveau. Há um espírito emocional delicado muito bom, que é um deslocamento da masculinidade da F1. É uma predisposição, e não um cálculo, que você pegue um elemento do carro e depois o faça fluir. É uma espécie de desenho biológico real. É quase como os esqueletos são, com essa linda fluidez estrutural. É muito arquitetônico de uma maneira avançada.

F: Conte-me sobre seu terceiro projeto, o Compact Suspension.
RL: Como o Compact Suspension é mais uma estrutura de espaço, ele se comunica diretamente também. Você está olhando muito dentro do carro, sem o corpo. É literalmente como você cria uma moldura espacial e junta os pontos, por isso, é uma estética fractalizada muito mais forte, e é por isso que deixei esse em aço inoxidável. Quando os imprimem, eles são polidos à mão no exterior para elevá-los a um nível específico. Você tem algo que é projetado no computador com uma mentalidade muito computacional e, em seguida, ele precisa passar por um certo grau de habilidade no final, para que seja interferido pela criação humana, o que é um pouco verdadeiro para a F1 porque cada carro é como um terno sob medida. Ele é realmente adaptadoe por isso levanta a questão do design mais exclusivo, menos números, mas mais exclusividade, mais raridade.