Tecnologia

‘Perdemos a grande onda da inovação e globalização’, diz Paulo Guedes

Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou nesta terça-feira (21) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que o Brasil ficou para trás na onda global da inovação. “Perdemos a grande onda da globalização e da inovação, então essa mudança vai levar um tempo, mas estamos a caminho”, afirmou durante o painel Shaping the Future of Advanced.

Para falar sobre a indústria do futuro e as mudanças que ela implica, Guedes recorreu a um neologismo. “O futuro da manufatura será mindfacture”, disse. Na visão dele, a indústria no futuro será centrada nas pessoas com valorização do talento e da criatividade.

Segundo ele, o papel do governo não é inovar, mas garantir que haja um ambiente de negócios e acadêmico que permita apropriar o conhecimento existente.

Guedes ainda falou sobre a relação da indústria e o meio ambiente, afirmando que a produção de alimentos “limpa” é uma questão “muito complexa” e busca uma solução política.

“O pior inimigo do meio ambiente é a pobreza. As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer. Eles [pessoas pobres] têm todas as preocupações que não são as preocupações das pessoas que já destruíram suas florestas, que já lutaram suas minorias étnicas, essas coisas… É um problema muito complexo, não há uma solução simples”, declarou Guedes.

Segundo informações do portal G1, o ministro afirmou que “todos precisamos de mais alimentos”, mas que, dependendo dos produtos químicos necessários para produzir mais alimentos, “você não tem um meio ambiente limpo”. “E essa é uma solução política. Não é simples, é muito complexa”, afirmou.

Em sua fala, Guedes afirmou que a preocupação prioritária do Brasil é “remover o ambiente hostil para negócios em geral”. “Em um país como o Brasil, estamos um pouco para trás. Para não dizer muito para trás”, declarou.

O post ‘Perdemos a grande onda da inovação e globalização’, diz Paulo Guedes apareceu primeiro em Computerworld.
Fonte: Computer Word

Deixe um comentário