Para expandir ofertas em cloud, Oracle acrescenta data centers em cinco países
A Oracle está concentrando esforços e expandido sua capacidade de data centers para ganhar uma maior fatia do mercado de nuvem, até então dominado pela Amazon (AWS) e Microsoft (Azure). A companhia de Larry Ellison anunciou nesta segunda-feira (3/2) que acrescentou novos data centers em cinco países – Arábia Saudita, Japão, Austrália, Canadá e Holanda. A companhia ainda planeja acrescentar uma segunda região na Arábia Saudita neste ano, assim como outras duas nos Emirados Árabes. O plano é ter data centers em 36 regiões até o final deste ano. As informações são da Reuters.
O objetivo, no geral, da companhia é ter, pelo menos, duas regiões de data center em cada país onde opera. Assim, clientes conseguirão contar com uma infraestrutura prioritária e uma segunda, como backup. Esse tipo de estratégia, segundo a Oracle, busca dar soberania aos clientes sobre os dados.
Tal expansão geográfica acontece em um momento importante para países da União Europeia e outros, como o Brasil, que têm passado por uma revisão sobre a privacidade e propriedade dos dados de clientes. Vice-presidente executivo de engenharia para a divisão de cloud da Oracle, Clay Magouyrk, disse à Reuters, que tais obrigações regulatórias tornam importante oferecer data centers para capacidades em nuvem na maior quantidade de regiões possível.
Apesar de não ter citado nomes, a Oracle afirmou à Reuters que, pelo menos, os 10 maiores negócios no Japão estão usando suas ofertas de cloud computing.
Aumentar o alcance geográfico nas regiões onde opera é uma estratégia sólida da Oracle para competir com as duas companhias (Amazon e Microsoft) que detêm mais que dois terços do mercado global de cloud, segundo a Forrester Research.
Cada fornecedora de cloud promove seu alcance de data center com uma terminologia diferente, mas na maioria dos casos o termo “região” pode significar múltiplos data centers em localizações separadas fisicamente. Para comparação, a Microsoft conta com 56 regiões. A Amazon conta com 22 regiões, mas oferece 69 zonas de dispobilidade para seus data centers. E esta continua a aumentar sua capacidade. A gigante de Jeff Bezos planeja acrescentar mais cinco regiões e 16 zonas de disponibilidade.
O post Para expandir ofertas em cloud, Oracle acrescenta data centers em cinco países apareceu primeiro em Computerworld.
Fonte: Computer Word