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Os 10 CEOs mais bem conceituados do mundo

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Houve uma época em que parecia que o Google era uma empresa perfeita – até que um manifesto que criticava as políticas internas de diversidade veio à tona. Escrito por um ex-engenheiro de software, o documento de 2017 prejudicou a reputação da gigante de tecnologia. Mas o CEO Sundar Pichai saiu ileso, graças, em parte, à maneira transparente como administrou a crise. Dois anos depois, no entanto, questões que vão de protestos de funcionários sobre alegações de má conduta sexual a violações generalizadas de dados – que foram suficientes para garantir o fechamento do Google Plus – parecem ter sido demais para o líder mais confiável do Vale do Silício. Do mesmo modo que o negócio balançou, sua liderança foi abalada.

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“Sundar Pichai, eleito o CEO mais bem-conceituado do mundo no ano passado, não chegou ao Top 10 neste ano”, diz Stephen Hahn-Griffiths, do Reputation Institute (RI), empresa especializada em serviços de gestão e métricas de reputação. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia publica o CEO Global RepTrak, um levantamento sobre a reputação de executivos que ocupam cargos de presidência. A classificação de 2019 revela um aumento médio de dois pontos nas reputações dos CEOs, uma tendência que reflete o aumento de um ponto no prestígio das empresas ao redor do planeta. A força motriz por trás de ambos, segundo HahnGriffiths, é a responsabilidade corporativa.

“Houve um momento e um lugar em que os líderes eram bons o suficiente para obter desempenho financeiro, novos produtos e agendas inovadoras, mas esse paradigma mudou”, explica ele. “Responsabilidade social, com os funcionários e ambiental: hoje elas representam 32% do peso da reputação de qualquer CEO.”

Com isso em mente, não é de admirar que Pichai, cuja identidade como chefe é tão ligada à de sua companhia, tenha ficado fora das dez primeiras posições e esteja longe de se sentir sozinho nessa situação: oito dos CEOs que apareceram nos primeiros lugares da lista no ano passado – incluindo o CEO da Kraft Heinz Company, Bernardo Hees, o da Mondelez International, Dirk Van de Put, e o do LinkedIn, Jeff Weiner – não mantiveram suas colocações na nova lista. A perda de posições desses líderes abriu espaço para alguns recém-chegados, como Ben Van Beurden.

À primeira vista, o CEO da Royal Dutch Shell pode parecer um candidato improvável para estar classificado no topo da lista. Afinal, o setor de energia não apenas tem sido considerado pelo público em geral como um mercado “sem bússola moral”, como também o negócio de Van Beurden não é tido como um dos mais bem-avaliados do mundo. Nada disso é novidade para ele e, desde que assumiu o cargo, em 2014, o executivo tem como prioridade reescrever essa narrativa pública. “Fazer a coisa certa é o maior condutor de qualquer reputação”, define Hahn-Griffiths. “Seu estilo de liderança – de frente, não de costas – revela que Van Beurden não é apenas um CEO altamente ético, mas tem empatia e desejo de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.”

Da liderança da campanha para reduzir a quantidade de carbono da Shell em 50% até 2050 até a colaboração com organizações como a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e o World Resources Institute para garantir que os planos de sua companhia se tornem realidade, o executivo reconheceu o risco das mudanças climáticas e demonstrou seu comprometimento no trabalho para proteger o planeta contra as ameaças que sua indústria ajudou a criar. “A Shell realmente se posicionou como líder em mudanças climáticas e energia alternativa, e redefiniu o que significa ser um bom cidadão corporativo nesse meio”, aponta Hahn-Griffiths.

A atenção que o comandante da Shell deu para o desenvolvimento de soluções de energia sustentável é, certamente, qualificação suficiente para torná-lo um dos CEOs mais bem-conceituados do planeta. Contudo, se ele tivesse ido atrás dessas iniciativas apenas nos bastidores, isso teria sido suficiente para figurar no Top 10? É difícil dizer – e a visibilidade de sua liderança certamente não fez mal. De fato, quanto mais familiaridade o público tiver com um CEO, maior a probabilidade de sua reputação ser mais forte. “A diferença entre ter um CEO com quem o público em geral não está familiarizado é de 10,3 pontos. Isso não é apenas algo simbólico – traduz-se em bilhões de dólares em valor de mercado”, diz o especialista do Reputation Institute. No entanto, vale notar que a associação entre familiaridade e percepção não existirá se um CEO for conhecido pelos motivos errados. Como no caso de Pichai, nem toda repercussão é boa.

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