O que o ano de 2020 nos ensinou?
Ufa! Parece que o ano vai terminar bem de novo.
Como sempre ouvi de um antigo chefe, em vários momentos de crise, quando aqueles terremotos atingiam em cheio as Bolsas de Valores, as pessoas tinham a impressão de que o mundo ia acabar, implodir, mas a gente saiu de TODAS as crises.
Sobrevivemos aos cenários considerados terríveis que, por vezes, pareciam ser o fim da linha.
E sabe o que aconteceu depois de todas essas crises? Elas passaram. Os mercados se recuperaram, e a vida seguiu.
Por isso, é preciso ter um objetivo muito bem traçado com o seu investimento de Bolsa, entender que esses soluços e tropeções podem acontecer no meio do caminho, mas que, no fim, a tendência é de normalização da situação, e a recuperação da atividade é essencial.
Desde o momento mais agudo da crise, em que a Bolsa atingiu o patamar de 63 mil pontos em março, o Ibovespa mostrou recuperação de 80% e já está chegando próximo da pontuação da época pré-pandêmica.
E mais: o gringo resolveu voltar. Após a forte depreciação cambial (o real foi a moeda de país emergente que mais desvalorizou no mundo), com as perspectivas de controle da doença e com esses patamares de juros mundiais a níveis muito baixos, investidores estrangeiros voltaram a enxergar no Brasil um mar de oportunidades.
E a lição do ano de 2020? Ter estômago.
A cabeça fria e a visão de longo prazo foram essenciais para aguentar o tranco do ano; posicionar-se de forma mais assertiva naquilo que você tinha mais convicção quando teoricamente estava todo mundo em pânico.
E o que eu desejo para 2021?
Um ano de recomeços, reparações e recuperações. De muita saúde e boa disposição para agarrar todas as oportunidades que surgirem, e que consigamos manter a cabeça de longo prazo e aprendamos com nossos erros.
E, caso venha mais alguma turbulência, que nossos antiácidos estejam preparados para aguentar os novos solavancos que a Bolsa pode trazer. Porque, como ficou o ensinamento, tudo passa.
Feliz 2021 para todos nós!
Abraços,
Aline Tavares
Quer receber aluguel sem ter imóvel? Thomaz Merluzzi, estrategista de Fundos Imobiliários da XP, oferece treinamento gratuito para quem busca uma fonte de renda passiva – inscreva-se já!
The post O que o ano de 2020 nos ensinou? appeared first on InfoMoney. Infoeconomico
Fonte: Infomoney Mercados rss