Na surdina, Apple criou equipe para trabalhar em conexão web via satélite
Na luta para diversificar sua fonte de renda e não ficar dependente da produção de smartphones (que tende a cair nos próximos anos) a Apple criou um time secreto para trabalhar na criação de um serviço que proporcionasse internet via satélite para os usuários.
De acordo com a Bloomberg, a fabricante de Cupertino teria dezenas de engenheiros com experiência em setores como indústria espacial, design de antenas e desenvolvimento de satélites, com o objetivo de apresentar seus primeiros resultados a partir de 2024.
Diversas empresas de tecnologia estão investindo em pesquisas ou projetos envolvendo o uso desses equipamentos para estabelecer conexão com a internet. A Amazon planeja implantar mais de 3.000 satélites como parte de uma futura constelação que seria responsável por fornecer banda larga e a SpaceX, companhia de Elon Musk, já deu o pontapé em uma iniciativa nesse sentido, chamada Starlink.
- Leia na IT Trends
Transformação digital exige mudanças imediatas
Prepare-se para estar no centro na sociedade 5.0
No início dos anos 2000, empresas como Iridium e Teledesic tentaram estabelecer um serviço sob esses moldes, mas acabaram falindo ou mudando o foco no negócio por conta das dificuldades técnicas e altos custos da época. A aposta atual é de que o avanço tecnológico já é suficiente para baratear os custos dessa implementação a ponto de gerar lucro.
Em condições ideais, a conexão de internet via satélite tem como vantagem o fato de ser muito mais abrangente do que a criada à cabo (permitindo acesso em áreas remotas) e por ser bem mais veloz do que o padrão atual.
Esforços espaciais
Há um ano e meio, a fabricante dos AirPods contratou dois ex-engenheiros aeroespaciais para liderar o projeto. A dupla passou esse período desenvolvendo as bases iniciais da futura solução, como definir com clareza o problema que a companhia se propõe a solucionar. Ainda não está definido se a empresa irá de fato construir uma rede de satélites ou utilizar equipamentos em terra para capturar dados de satélites contratados.
Mas certamente o trabalho segue firme e forte: recentemente, a equipe recebeu novos membros especialmente da indústria de celulares e montagem de redes para transmissão de sinais.
Os esforços fazem parte de um movimento da empresa para expandir a quantidade de projetos da área de pesquisa e desenvolvimento: em 2019, o CEO Tim Cook aumentou em 14% o orçamento da área, que recebeu US$ 16 bilhões no último ano fiscal.
O post Na surdina, Apple criou equipe para trabalhar em conexão web via satélite apareceu primeiro em Computerworld.
Fonte: Computer Word