Central Notícias

Izalci propõe que indústria do tabaco pague tratamento de doenças provocadas pelo fumo

Ao revelar suas preocupações com o consumo de tabaco no país, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF)  afirmou nesta sexta-feira (22), em pronunciamento, que vai apresentar projeto de lei obrigando que os integrantes da cadeia produtiva do tabaco paguem os custos de tratamento de fumantes na rede pública de saúde. Ele defende também o aumento das restrições ao consumo de tabaco, por meio de impostos mais elevados e campanhas publicitárias antitabagistas.

Para o senador, o problema se agravou com o incremento de novas formas de consumo, como o narguilé e o cigarro eletrônico.

— No caso do narguilé, as autoridades e especialistas apontam o risco para a saúde representado pelo alto teor do tabaco consumido, pelo fumo passivo e pela possibilidade de transmissão de doenças infecto contagiosas, através do compartilhamento da piteira. O narguilé é a porta de entrada para o cigarro eletrônico. É uma forma antiga de fumar a que a indústria do tabaco recorreu para que não tivesse essa imagem tão danosa. Tenho preocupação com o cigarro eletrônico que é vendido com se não fosse uma coisa danosa, mas é mais danosa até que o cigarro comum.

O senador elogiou a recente aprovação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Projeto de Lei do Senado (PLS) 769/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP). O projeto altera a Lei nº 9.294, de 1996, que dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de cigarros e similares, bebidas alcoólicas, medicamentos e defensivos agrícolas. A matéria seguiu para análise da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Fonte: Senado Noticias Gerais

Deixe um comentário

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

×