EconomiaInternacional

Investigação sobre Carne Suína

A China anunciou uma investigação sobre as importações de carne suína da União Europeia. O objetivo é proteger os interesses dos produtores locais​ Informou o (InfoMoney)​. Já, segundo PEQUIM (Reuters) – Uma investigação chinesa sobre as importações de carne suína produzida na União Europeia protegerá os direitos e interesses das partes interessadas, informou o Ministério do Comércio na quinta-feira.

A apuração seguiu uma solicitação da indústria nacional, disse o porta-voz do ministério, He Yadong, em uma coletiva de imprensa regular.

Iniciada em 17 de junho, a investigação examinará a carne suína e seus subprodutos importados da União Europeia depois que o bloco decidiu impor tarifas antissubsídios aos veículos elétricos chineses.

A Investigação chinesa.

Essa potencial redistribuição do mercado pode desafiar a capacidade dos exportadores brasileiros de manterem sua posição em outros países, especialmente considerando que o mercado das Filipinas, por exemplo, tornou-se o segundo maior destino para a carne suína brasileira este ano​ (WTVB)​. Além disso, a recuperação da produção doméstica de suínos na China, após a epidemia de Peste Suína Africana, está reduzindo a demanda por importações, o que pode exacerbar a competição global e levar a um excesso de oferta no mercado​ (LatinAmerican Post)​​ ( Home)​.

Já o Infoeconomico.com informou anteriormente que, a recente investigação da China sobre as importações de carne suína da União Europeia, que pode resultar em medidas antidumping, representa uma situação complexa para o mercado global de carne suína. Caso a China imponha essas medidas, isso pode beneficiar exportadores brasileiros a curto prazo, já que abriria mais espaço no mercado chinês, onde o Brasil é um dos maiores fornecedores. No entanto, isso também pode aumentar a competição em outros mercados, como Filipinas, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido, que os exportadores europeus poderiam buscar como alternativas​.

O processo de imposição de medidas antidumping geralmente envolve várias etapas:

  1. Investigação: Um país inicia uma investigação para determinar se há dumping ocorrendo, geralmente após uma reclamação formal por parte da indústria doméstica afetada.
  2. Determinação de Dumping: A investigação avalia se os produtos estão sendo vendidos a preços inferiores ao valor normal, ou seja, ao preço no mercado de origem.
  3. Determinação de Prejuízo: Avalia-se se a indústria doméstica sofreu ou está sofrendo prejuízo devido ao dumping.
  4. Imposição de Tarifas: Se o dumping e o prejuízo forem confirmados, o governo pode impor tarifas antidumping para elevar o preço do produto importado ao seu valor justo, protegendo assim os produtores locais.

Essas medidas são temporárias e visam restaurar condições de concorrência justa. É importante notar que as medidas antidumping devem estar em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), que prevê procedimentos específicos para a condução de investigações e a imposição de tarifas.

Para mais detalhes, você pode consultar fontes como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e artigos especializados no assunto.

Portanto, embora haja um potencial aumento na demanda chinesa que beneficiaria o Brasil, os exportadores brasileiros precisam estar preparados para enfrentar desafios significativos nos outros mercados devido ao redirecionamento das exportações europeias​

Infoeconomico.com

Deixe um comentário