Índice de Preços ao Produtor (IPP) de junho cai 1,14%
Os quatro produtos com maior influência neste mês contra mês anterior contribuíram com 2,27 p.p., na variação de 2,39%, e os demais oito produtos, com 0,12 p.p.
Veículos automotores: em junho, a variação observada no setor foi de 0,08%, quando comparada com o mês imediatamente anterior, seguindo a tendência de alta observada também nos seis meses anteriores. Com este resultado, a variação acumulada no ano e a variação acumulada nos últimos 12 meses alcançaram, respectivamente, 2,34% e 5,57%.
Entre os quatro produtos de maior influência entre maio e junho, três impactaram positivamente o índice: “automóveis para passageiros, a gasolina ou bicombustível, de qualquer cilindrada”, “filtros de ar, óleo ou combustível para motores de veículos automotores” e “sistemas de marcha e transmissão para veículos automotores”. Somente “peças ou acessórios, para o sistema de motor de veículos automotores” teve impacto negativo. A influência desses quatro produtos que mais impactaram a variação do mês em relação ao mês imediatamente anterior foi de 0,04 p.p., ou seja, os demais 19 produtos da atividade também contribuíram com os mesmos 0,04 p.p.
Fonte: IBGE