Hyundai investe em cartão de crédito com foco em serviços personalizados
“O Hyundai Card forçou insights analíticos diretamente para os dispositivos dos clientes”, observa Julian Sun, um diretor de pesquisa com sede em Xangai especializado em análise de negócios e ciência de dados na empresa de pesquisa Gartner. “Ele dá aos clientes mais exposição aos insights de análise de consumo, portanto, daria mais chances de deixar o Hyundai Card entender melhor seu público e aprender seus comportamentos. A análise aumentada no dispositivo deve se adequar à visão de ‘prestador de soluções de mobilidade inteligente’ da Hyundai.”
A plataforma de dados do Hyundai Card também é usada por seus parceiros de cartão de crédito de marca privada (cartões de crédito específicos do comerciante) como a Costco. Quando um cliente entra em uma loja Costco, ele pode ver centenas de novos produtos, diz o CEO. Mas se vende algo online –onde mais pessoas estão fazendo suas compras, uma mudança que se potencializou pela pandemia–, o consumidor pode ver apenas dez itens no site ou aplicativo. “Portanto, é preciso personalizar os itens mostrados online”, diz ele, e garantir que os produtos recomendados sejam os mais relevantes para o cliente.
Os cartões de crédito de marca própria são fundamentais para a estratégia de crescimento do Hyundai Card, e Chung diz que sua capacidade de análise de dados foi uma das razões pelas quais as empresas queriam fazer parceria com o cartão. “Quando fui para a Costco, não os vendi por serem cartões de crédito, maspela ciência de dados”, diz ele. “Meu ponto para vender era a plataforma de dados.”
Além da Costco, o Hyundai Card tem parcerias com 11 outras grandes empresas de marcas privadas, incluindo a Korean Air e a Starbucks. Chung acrescenta que está procurando adicionar mais alguns parceiros de cartão de crédito de marca privada que sejam líderes em seus setores.
No futuro, a unidade de dados do Hyundai Card se expandirá além de seu negócio financeiro tradicional, embora não vá ser lucrativa, diz Chung. “Achamos que temos que fazer alguns negócios não relacionados a cartão de crédito para aprender ou construir uma plataforma de dados mais poderosa”, diz ele. As áreas que Chung está procurando incluem entretenimento e moda.
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O Hyundai Card em breve terá mais recursos financeiros para planos de expansão. Atualmente, a empresa está se preparando para um IPO de US$ 2 bilhões na Coreia, que deve acontecer no próximo ano. Se a listagem ocorrer, a montadora estará entre os cinco maiores IPOs coreanos de todos os tempos. Para efeito de comparação, a maior cotação coreana até agora neste ano foi o IPO de US$ 820 milhões da agência K-Pop Big Hit Entertainment em outubro. Mas Chung não está preocupado com a oferta pública. “Estou apenas tentando manter minha visão, com ou sem o IPO”, diz ele. “Não estou mudando nada porque tenho a oferta, somos a mesma empresa.”
À medida que o Hyundai Card cresce, o mesmo acontece com sua equipe de ciência de dados. O CEO estima que atualmente tem cerca de 500 pessoas –cerca de um terço do quadro total de funcionários do Hyundai Card. Mas Chung enfrenta uma competição feroz pelos principais talentos do segmento, incluindo de outros conglomerados coreanos, como Samsung, bem como gigantes da internet, como Kakao e Naver –cujas ações dispararam em níveis recordes neste ano em meio à aceleração digital induzida pelo coronavírus.
A grande pergunta é: como Chung seduz os melhores cientistas de dados a se juntarem a uma subsidiária de cartão de crédito de uma montadora? “Implorando e chorando”, diz ele com uma risada. Além de trabalhar para um chefe com senso de humor –uma raridade na rígida cultura corporativa coreana–, o CEO espera que os possíveis funcionários possam ver o compromisso do Hyundai Card com a área analítica. “Nossa ciência de dados tem a filosofia mais atualizada”, diz ele, se referindo à variedade de dados das parcerias de cartão de crédito de marca própria.
Segundo Chung, era difícil recrutar cientistas de dados há dois anos. “Mas agora é mais fácil vender”, diz ele. “Porque estou provando que não são palavras vazias.”
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