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Grupo Transportes passa a ser o principal componente do IPCA a partir de 2020

Novas tendências de consumo modificam a cesta de produtos do IPCA

Produtos e serviços de alta tecnologia, consumo prático, vida saudável e estética, além dos gastos com “pets” são algumas das tendências de consumo que contribuíram para alterar a cesta de produtos das famílias. No IPCA, 56 novos produtos e serviços passam a integrar o índice. Outros, como Aparelho de DVD, Assinatura de jornal, Fotocópia, Máquina fotográfica, Revelação e cópia, deixam de ser pesquisados ou foram agregados a outros subitens.

Serviços de streaming (0,08%), Transporte por aplicativo (0,21%), Combo de telefonia, internet e TV por assinatura (1,81%) e conserto de aparelho celular (0,07%) são alguns dos produtos e serviços tecnológicos que passam a ser pesquisados.

No caso do consumo prático, destacam-se alimentos como Macarrão instantâneo (0,03%) e Polpa de fruta congelada (0,01%).

Já Conserto de bicicleta (0,18%), Sobrancelha (0,11%), Atividade física (0,40%) Cabeleireiro e barbeiro (1,09%) e Depilação (0,06%) são exemplos de serviços relacionados à vida saudável e estética.

Também se destacam novos subitens que foram agregados em função do aumento de sua importância, como Tratamento de animais (clínica) (0,30%) e Serviço de higiene para animais (0,13%).

O IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil. Abrange 16 áreas e reflete a cesta de consumo das famílias com rendimento mensal de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte dos rendimentos.

INPC tem 61 novos produtos e/ou serviços

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) passa a contar com 61 novos subitens, como ar condicionado e vinho consumido no domicílio. Ao todo são 368 produtos e/ou serviços pesquisados, quatro a menos que na cesta atual.

Embora tenha havido alterações nos pesos dos grupos, Alimentação e bebidas se mantém como o principal grupamento na composição do índice, passando de aproximadamente 27,3% para 21,5%. Diferentemente do IPCA, transportes teve ganho de participação de cerca de 1,8 ponto percentual, chegando a 20%.

INPC POF 08/09 POF 17/18
Alimentação e bebidas 27,2552 21,5054
Habitação 16,4278 17,0485
Artigos de residência 6,5578 4,9023
Vestuário 7,5839 5,6997
Transportes 18,2122 20,0252
Saúde e cuidados pessoais 9,7919 11,8534
Despesas pessoais 6,4706 7,9741
Educação 2,6884 4,3735
Comunicação 5,0122 6,6179

Já a composição dos pesos regionais, definida a partir do critério de população residente urbana, se manteve semelhante à atual. São Paulo permaneceu como a área de maior peso (24,60%) e Rio Branco, embora tenha aumentado sua participação, segue como a área de menor peso no índice (0,72%).

  INPC POF 08/09 POF 17/18
AC Rio Branco 0,59 0,72
BA Salvador 8,75 7,92
CE Fortaleza 5,42 5,16
DF Brasília 1,88 1,97
ES Vitória 1,83 1,91
GO Goiânia 4,15 4,43
MA São Luís 3,11 3,47
MG Belo Horizonte 10,60 10,35
MS Campo Grande 1,64 1,73
PA Belém 6,44 6,95
PE Recife 5,88 5,60
PR Curitiba 7,29 7,37
RJ Rio de Janeiro 9,51 9,38
RS Porto Alegre 7,38 7,15
SE Aracaju 1,29 1,29
SP São Paulo 24,24 24,60

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