Economia

Gol tem prejuízo bilionário, mas operacional não tão ruim – porém, foco do mercado segue no caixa

“Estimamos que a necessidade de crédito rotativo da GOL para 2020 está minimizada devido à sua posição de caixa combinada com iniciativas para reduzir a saída de caixa, como: 1) adiamento de pagamentos de leasing de aeronaves; 2) nenhum pagamento de pré-entrega em 2020; 3) reduções de salários e licenças não-remuneradas e 4) cortes em outras despesas, como de marketing”, avaliam.

A aérea também deu sinais sobre os próximos passos, apontando que a receita total deve alcançar R$ 900 milhões no segundo trimestre comparada a R$ 3,1 bilhões, queda de 70%. A companhia espera margem Ebitda recorrente de aproximadamente 6% versus 25,9% no segundo trimestre de 2019. As despesas totais devem diminuir aproximadamente 50%.

A companhia estima relação dívida líquida/Ebitda de 2,9 vezes no final do segundo trimestre. A frota operacional média de 27 aeronaves deverá ter uma taxa de ocupação de aproximadamente 80%.

A Gol diz que “está mantendo um uso mínimo de caixa” e estima que suas medidas de preservação de caixa implementadas durante março conservem aproximadamente R$ 2,4 bilhões ao longo de 2020. A aérea tinha aproximadamente R$ 7 bilhões de fontes de liquidez em 31 de março. A empresa disse que reduziu em aproximadamente 80% a capacidade no segundo trimestre de 2020 (75% rotas domésticas e 100% internacionais) com a expectativa de contração sequencial do PIB brasileiro em pelo menos 5% no trimestre.

Em meio ao cenário complexo para as companhias aéreas que deve perdurar nos próximos trimestres, o recado da importância pela busca de liquidez foi reforçado nesta segunda-feira por Paulo Kakinoff, CEO da aérea. Ele apontou que a Gol tem capital de giro suficiente para manter suas operações de modo consistente.

“Mesmo com os ativos de que dispomos e com todas as medidas já implantadas, estamos trabalhando duro, todos os dias, para buscar sempre o máximo de eficiência e inteligência na utilização de nossa liquidez”, avaliou o CEO.

Durante teleconferência com investidores nesta segunda-feira, também esteve na pauta as notícias sobre uma ajuda do governo federal para as aéreas, via BNDES, que permitiria a cada empresa acessar uma quantia próxima a R$ 3 bilhões. Contudo, Kakinoff apontou que os termos ainda não foram apresentados – o banco de fomento teria sinalizado que divulgará as condições finais dia 15 de maio.

Apesar das sinalizações de boa posição de caixa e os relativamente bons números operacionais, o cenário ainda é de muita cautela com a companhia em meio ao cenário ainda negativo sobre o impacto do coronavírus nas operações da aérea.

Desta forma, UBS, XP e Morgan Stanley possuem recomendação equivalente à neutra para as ações. Por outro lado, o Bradesco BBI segue com recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado), apontando que a Gol possui liquidez para superar a crise do COVID-19, maior exposição à demanda doméstica que deve se recuperar primeiro e 3) economia tributária relacionada à incorporação em potencial da Smiles.

De um modo geral, a recomendação é de cautela para as ações da companhia, como pode ser observado no desempenho das ações na sessão desta segunda-feira, uma vez que elas caíram 10,08%, a R$ 11,15, e puxaram os papéis da Azul (AZUL4, R$ 15,16, -12,87%) para baixo. No próximo dia 14 de maio, será a vez da Azul divulgar seus números, que serão também bem esperados pelo mercado (assim como o balanço auditado da Gol) para entender quais os rumos das companhias em meio à crise do coronavírus.

(com informações da Agência Estado)

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Fonte: Infomoney Mercados rss

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