Em novembro, vendas no varejo avançam 0,6%
Em novembro de 2019, frente a igual mês do ano anterior, o comércio varejista mostrou aumento de 2,9%, com predominância de taxas positivas atingindo sete das oito atividades pesquisadas. Entre os setores que apresentam avanço nas vendas, destacaram-se: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,4%), seguido por Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,5%) e Móveis e eletrodomésticos (4,8%). Ainda com taxas positivas, figuram: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%), Combustíveis e lubrificantes (0,7%), Tecidos, vestuário e calçados (1,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,0%). Com queda nas vendas em relação a novembro de 2018, encontra-se apenas a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria (-14,7%).
Considerando o comércio varejista ampliado, o volume de vendas teve decréscimo de 0,5%, frente a outubro de 2019, na série com ajuste sazonal, interrompendo oito meses de crescimento consecutivo. Para essa mesma comparação, o setor de Veículos, motos, partes e peças registrou recuo de 1,0%, descontando parte do avanço de 2,4% no mês anterior, enquanto Material de construção apontou estabilidade, com variação de 0,1%, após aumento de 2,2% registrado em outubro de 2019.
Com avanço de 3,8% frente a novembro de 2018, o volume do comércio varejista ampliado registrou a oitava taxa positiva consecutiva. No indicador acumulado de janeiro a novembro o avanço ficou em 3,8%. Em relação ao acumulado nos últimos doze meses (3,6%) houve perda de ritmo em relação a outubro (3,8%). O resultado de novembro de 2019 refletiu, principalmente, a contribuição do desempenho de Veículos, motos, partes e peças, com avanço de 6,7%, enquanto o setor de Material de construção registrou crescimento de 4,4%.
BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Novembro 2019
ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
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Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
SET | OUT | NOV | SET | OUT | NOV | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | 0,8 | 0,1 | 0,6 | 2,2 | 4,3 | 2,9 | 1,7 | 1,6 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | 1,2 | 1,5 | -0,3 | -0,5 | 2,9 | 0,7 | 0,8 | 0,7 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 0,2 | -0,1 | 0,0 | 0,2 | 2,7 | 2,4 | 0,7 | 0,8 |
2.1 – Super e hipermercados | 0,2 | -0,4 | 0,1 | 0,5 | 2,7 | 2,0 | 1,0 | 1,1 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | 3,1 | 0,2 | -0,2 | -1,6 | 2,3 | 1,5 | 0,2 | 0,0 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | 5,8 | 0,0 | 0,5 | 8,2 | 8,1 | 4,8 | 1,9 | 1,1 |
4.1 – Móveis | – | – | – | 8,5 | 3,5 | 7,4 | 4,8 | 3,6 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | 8,1 | 9,6 | 4,1 | 0,7 | 0,2 |
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria | 0,8 | 1,3 | 4,1 | 6,7 | 7,1 | 9,5 | 6,8 | 6,8 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | -2,5 | -1,1 | -4,7 | -15,3 | -13,3 | -14,7 | -23,0 | -23,2 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação | -1,4 | 6,0 | 2,8 | -1,0 | 5,7 | 8,0 | 0,7 | 0,3 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | 1,8 | 0,3 | 1,0 | 8,5 | 8,4 | 1,4 | 5,1 | 4,8 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 0,9 | 0,8 | -0,5 | 4,4 | 5,6 | 3,8 | 3,8 | 3,6 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | 1,1 | 2,4 | -1,0 | 10,5 | 9,1 | 6,7 | 10,1 | 9,9 |
10- Material de construção | 1,7 | 2,2 | 0,1 | 5,8 | 6,5 | 4,4 | 4,2 | 3,8 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10 |