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Em novembro, vendas no varejo avançam 0,6%

Em novembro de 2019, frente a igual mês do ano anterior, o comércio varejista mostrou aumento de 2,9%, com predominância de taxas positivas atingindo sete das oito atividades pesquisadas. Entre os setores que apresentam avanço nas vendas, destacaram-se: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,4%), seguido por Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,5%) e Móveis e eletrodomésticos (4,8%). Ainda com taxas positivas, figuram: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%), Combustíveis e lubrificantes (0,7%), Tecidos, vestuário e calçados (1,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,0%). Com queda nas vendas em relação a novembro de 2018, encontra-se apenas a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria (-14,7%).

Considerando o comércio varejista ampliado, o volume de vendas teve decréscimo de 0,5%, frente a outubro de 2019, na série com ajuste sazonal, interrompendo oito meses de crescimento consecutivo. Para essa mesma comparação, o setor de Veículos, motos, partes e peças registrou recuo de 1,0%, descontando parte do avanço de 2,4% no mês anterior, enquanto Material de construção apontou estabilidade, com variação de 0,1%, após aumento de 2,2% registrado em outubro de 2019.

Com avanço de 3,8% frente a novembro de 2018, o volume do comércio varejista ampliado registrou a oitava taxa positiva consecutiva. No indicador acumulado de janeiro a novembro o avanço ficou em 3,8%. Em relação ao acumulado nos últimos doze meses (3,6%) houve perda de ritmo em relação a outubro (3,8%). O resultado de novembro de 2019 refletiu, principalmente, a contribuição do desempenho de Veículos, motos, partes e peças, com avanço de 6,7%, enquanto o setor de Material de construção registrou crescimento de 4,4%.

BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Novembro 2019

ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
SET OUT NOV SET OUT NOV NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,8 0,1 0,6 2,2 4,3 2,9 1,7 1,6
1 – Combustíveis e lubrificantes 1,2 1,5 -0,3 -0,5 2,9 0,7 0,8 0,7
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 0,2 -0,1 0,0 0,2 2,7 2,4 0,7 0,8
       2.1 – Super e hipermercados 0,2 -0,4 0,1 0,5 2,7 2,0 1,0 1,1
3 – Tecidos, vest. e calçados 3,1 0,2 -0,2 -1,6 2,3 1,5 0,2 0,0
4 – Móveis e eletrodomésticos 5,8 0,0 0,5 8,2 8,1 4,8 1,9 1,1
       4.1 – Móveis 8,5 3,5 7,4 4,8 3,6
       4.2 – Eletrodomésticos 8,1 9,6 4,1 0,7 0,2
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria 0,8 1,3 4,1 6,7 7,1 9,5 6,8 6,8
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria -2,5 -1,1 -4,7 -15,3 -13,3 -14,7 -23,0 -23,2
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação -1,4 6,0 2,8 -1,0 5,7 8,0 0,7 0,3
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico 1,8 0,3 1,0 8,5 8,4 1,4 5,1 4,8
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,9 0,8 -0,5 4,4 5,6 3,8 3,8 3,6
9 – Veículos e motos, partes e peças 1,1 2,4 -1,0 10,5 9,1 6,7 10,1 9,9
10- Material de construção 1,7 2,2 0,1 5,8 6,5 4,4 4,2 3,8
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10

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