Em fevereiro, vendas no varejo crescem 1,2%
Em fevereiro de 2020, o comércio varejista nacional cresceu (1,2%) frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, após queda de 1,4% em janeiro. A média móvel trimestral foi de -0,2% no trimestre encerrado em fevereiro. Na série sem ajuste sazonal, houve aumento de 4,7% na comparação com fevereiro de 2019. No acumulado no ano, contra igual período do ano anterior, o avanço foi de 3,0%. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi de 1,9%
Período | Varejo | Varejo Ampliado | ||
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Volume de vendas | Receita nominal | Volume de vendas | Receita nominal | |
Fevereiro / Janeiro* | 1,2 | 1,0 | 0,7 | 0,9 |
Média móvel trimestral* | -0,2 | 0,3 | 0,2 | 0,6 |
Fevereiro 2020 / Fevereiro 2019 | 4,7 | 8,7 | 3,3 | 6,5 |
Acumulado 2020 | 3,0 | 7,2 | 3,4 | 6,5 |
Acumulado 12 meses | 1,9 | 5,1 | 3,6 | 6,1 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria *Série COM ajuste sazonal |
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas aumentou 0,7% em relação a janeiro, segundo mês consecutivo de variação positiva, contribuindo para que a média móvel do trimestre encerrado em fevereiro ficasse positiva: 0,2%, revertendo o recuo do trimestre encerrado em janeiro (-0,2). A publicação completa está à direita.
Com o ganho de ritmo observado entre janeiro e fevereiro de 2020 (1,2%), o varejo nacional compensa parte da queda acumulada nos últimos dois meses e está 4,5% abaixo do ponto mais alto da série, atingido em outubro de 2014.
Considerando o varejo ampliado, a distância atual para o ponto mais alto da série, alcançado em agosto de 2012, é de 7,2%.
Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram avanços
Na série com ajuste sazonal, o avanço de 1,2% no volume de vendas de janeiro para fevereiro foi resultado do avanço nas vendas em cinco atividades das oito pesquisadas. Os destaques positivos foram Móveis e eletrodomésticos (1,6%); Tecidos, vestuário e calçados (1,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%).
Por outro lado, pressionaram negativamente o resultado de fevereiro os Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%), os Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,1%) e os Combustíveis e lubrificantes (-0,6%).
No comércio varejista ampliado, o volume de vendas cresceu 0,7% entre janeiro e fevereiro, na série com ajuste sazonal. Nessa comparação, os setores de Veículos, motos, partes e peças (0,9%) e Material de construção (0,1%) tiveram variação positiva, sendo que o primeiro havia crescido 8,5% e o segundo, recuado -0,1% no mês anterior.
Em relação a fevereiro de 2019, o comércio varejista cresceu 4,7%, com a predominância de taxas positivas atingindo seis das oito atividades pesquisadas, mesmo tendo fevereiro de 2020 (18 dias) dois dias úteis a menos que fevereiro de 2019 (20 dias). Entre as atividades com crescimento, destacaram-se Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,1%); Móveis e eletrodomésticos (11,7%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,9%). Também registraram taxas positivas os Tecidos, vestuário e calçados (1,0%) e os Combustíveis e lubrificantes (0,2%).
Já as atividades de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%) tiveram resultados negativos.
Com avanço de 3,3% frente a fevereiro de 2019, o comércio varejista ampliado registrou décima primeira taxa positiva consecutiva, com o segmento de Veículos, motos, partes e peças mostrando avanço de 1,1%, enquanto o setor de Material de construção recuou 2,0%.
BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Fevereiro 2020 | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) |
Taxa de Variação (%) |
Taxa de Variação (%) | ||||||
DEZ | JAN | FEV | DEZ | JAN | FEV | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -0,3 | -1,4 | 1,2 | 2,6 | 1,4 | 4,7 | 3,0 | 1,9 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | -0,5 | 0,0 | -0,6 | -1,0 | -0,6 | 0,2 | -0,2 | 0,2 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | -1,4 | -1,8 | 1,5 | -3,0 | -2,7 | 4,1 | 0,6 | 0,2 |
2.1 – Super e hipermercados | -1,4 | -0,7 | 0,7 | -3,1 | -3,0 | 4,2 | 0,5 | 0,3 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | -1,0 | 0,5 | 1,6 | -0,1 | 2,6 | 1,0 | 1,8 | -0,1 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | 2,9 | -1,5 | 1,6 | 18,6 | 11,0 | 11,7 | 11,4 | 5,5 |
4.1 – Móveis | – | – | – | 14,2 | 9,8 | 8,2 | 9,1 | 6,9 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | 20,6 | 11,8 | 12,0 | 11,9 | 4,9 |
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | -2,3 | 0,2 | 0,6 | 7,0 | 7,1 | 7,9 | 7,5 | 6,6 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | 10,9 | -0,2 | -3,8 | 1,8 | 3,6 | -7,8 | -1,5 | -14,8 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | -10,5 | -1,6 | -1,1 | 1,6 | -6,7 | -13,3 | -10,1 | -1,8 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | 0,0 | -0,1 | 1,5 | 13,1 | 7,6 | 8,7 | 8,1 | 6,1 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | -0,8 | 0,6 | 0,7 | 4,1 | 3,5 | 3,3 | 3,4 | 3,6 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | -5,3 | 8,7 | 0,9 | 9,8 | 9,9 | 1,1 | 5,6 | 8,7 |
10- Material de construção | -1,2 | -0,2 | 0,1 | 4,9 | 2,3 | -2,0 | 0,3 | 3,4 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10 |