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Em fevereiro, vendas no varejo crescem 1,2%

Em fevereiro de 2020, o comércio varejista nacional cresceu (1,2%) frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, após queda de 1,4% em janeiro. A média móvel trimestral foi de -0,2% no trimestre encerrado em fevereiro. Na série sem ajuste sazonal, houve aumento de 4,7% na comparação com fevereiro de 2019. No acumulado no ano, contra igual período do ano anterior, o avanço foi de 3,0%. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi de 1,9%

Período Varejo Varejo Ampliado
Volume de vendas Receita nominal Volume de vendas Receita nominal
Fevereiro / Janeiro* 1,2 1,0 0,7 0,9
Média móvel trimestral* -0,2 0,3 0,2 0,6
Fevereiro 2020 / Fevereiro 2019 4,7 8,7 3,3 6,5
Acumulado 2020 3,0 7,2 3,4 6,5
Acumulado 12 meses 1,9 5,1 3,6 6,1
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria  
*Série COM ajuste sazonal

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas aumentou 0,7% em relação a janeiro, segundo mês consecutivo de variação positiva, contribuindo para que a média móvel do trimestre encerrado em fevereiro ficasse positiva: 0,2%, revertendo o recuo do trimestre encerrado em janeiro (-0,2). A publicação completa está à direita.

Com o ganho de ritmo observado entre janeiro e fevereiro de 2020 (1,2%), o varejo nacional compensa parte da queda acumulada nos últimos dois meses e está 4,5% abaixo do ponto mais alto da série, atingido em outubro de 2014.

Considerando o varejo ampliado, a distância atual para o ponto mais alto da série, alcançado em agosto de 2012, é de 7,2%.

Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram avanços

Na série com ajuste sazonal, o avanço de 1,2% no volume de vendas de janeiro para fevereiro foi resultado do avanço nas vendas em cinco atividades das oito pesquisadas. Os destaques positivos foram Móveis e eletrodomésticos (1,6%); Tecidos, vestuário e calçados (1,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%).

Por outro lado, pressionaram negativamente o resultado de fevereiro os Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%), os Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,1%) e os Combustíveis e lubrificantes (-0,6%).

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas cresceu 0,7% entre janeiro e fevereiro, na série com ajuste sazonal. Nessa comparação, os setores de Veículos, motos, partes e peças (0,9%) e Material de construção (0,1%) tiveram variação positiva, sendo que o primeiro havia crescido 8,5% e o segundo, recuado -0,1% no mês anterior.

Em relação a fevereiro de 2019, o comércio varejista cresceu 4,7%, com a predominância de taxas positivas atingindo seis das oito atividades pesquisadas, mesmo tendo fevereiro de 2020 (18 dias) dois dias úteis a menos que fevereiro de 2019 (20 dias). Entre as atividades com crescimento, destacaram-se Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,1%); Móveis e eletrodomésticos (11,7%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,9%). Também registraram taxas positivas os Tecidos, vestuário e calçados (1,0%) e os Combustíveis e lubrificantes (0,2%).

Já as atividades de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%) tiveram resultados negativos.

Com avanço de 3,3% frente a fevereiro de 2019, o comércio varejista ampliado registrou décima primeira taxa positiva consecutiva, com o segmento de Veículos, motos, partes e peças mostrando avanço de 1,1%, enquanto o setor de Material de construção recuou 2,0%.

 BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Fevereiro 2020
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de
Variação (%)
Taxa de
Variação (%)
Taxa de Variação (%)
DEZ JAN FEV DEZ JAN FEV NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) -0,3 -1,4 1,2 2,6 1,4 4,7 3,0 1,9
1 – Combustíveis e lubrificantes -0,5 0,0 -0,6 -1,0 -0,6 0,2 -0,2 0,2
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo -1,4 -1,8 1,5 -3,0 -2,7 4,1 0,6 0,2
   2.1 – Super e hipermercados -1,4 -0,7 0,7 -3,1 -3,0 4,2 0,5 0,3
3 – Tecidos, vest. e calçados -1,0 0,5 1,6 -0,1 2,6 1,0 1,8 -0,1
4 – Móveis e eletrodomésticos 2,9 -1,5 1,6 18,6 11,0 11,7 11,4 5,5
   4.1 – Móveis 14,2 9,8 8,2 9,1 6,9
   4.2 – Eletrodomésticos 20,6 11,8 12,0 11,9 4,9
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria -2,3 0,2 0,6 7,0 7,1 7,9 7,5 6,6
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria 10,9 -0,2 -3,8 1,8 3,6 -7,8 -1,5 -14,8
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação -10,5 -1,6 -1,1 1,6 -6,7 -13,3 -10,1 -1,8
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico 0,0 -0,1 1,5 13,1 7,6 8,7 8,1 6,1
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) -0,8 0,6 0,7 4,1 3,5 3,3 3,4 3,6
9 – Veículos e motos, partes e peças -5,3 8,7 0,9 9,8 9,9 1,1 5,6 8,7
10- Material de construção -1,2 -0,2 0,1 4,9 2,3 -2,0 0,3 3,4
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10

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