Anuncie aqui!
Localizando...
Você está em:  Home  >  Notícias  >  Artigo atual

CRCAM comemora 70 anos representando a classe contábil amazonense


Por   /  5 de março de 2020  /  Sem comentários

Por Thatyane Nardelli
Comunicação CFC

A classe contábil amazonense comemorou, na noite desta quarta-feira (4), os 70 anos de existência do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM). Durante a celebração, realizada no Centro Cultural Povos Indígenas, em Manaus, mais de100  pessoas puderam também prestigiar a posse da nova diretoria da entidade, liderada pela presidente Joseny Gusmão da Silva.

O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, João Altair Caetano dos Santos, prestigiou o evento e destacou a importância da liderança feminina na profissão.  “A perspectiva é que a equidade de gênero na profissão aconteça nos próximos cinco anos. Além da presença expressiva na contabilidade, elas também são destaque nos espaços de poder do Sistema CFC/CRCs e, prova disso, é o crescimento da presença feminina em cargos de presidentes das entidades: para este biênio temos, com muito orgulho, 10 mulheres”, ressaltou Caetano dos Santos.

Após liderar a Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCAM, de 2014 a 2019, Joseny Gusmão da Silva assume agora a Presidência da entidade pelos próximos dois anos. Ela é a quarta mulher a presidir a instituição, assumindo a função em um mês mais que especial, dedicado a todas às mulheres do mundo.

“Nossa diretoria está alinhada e pronta para fazer a melhor pelos profissionais da contabilidade deste Estado. Estou muito feliz e honrada em assumir este cargo e agradeço a toda a minha equipe e familiares que sempre me enchem de força”, agradeceu Joseny.

Além de ser graduada em Ciências Contábeis e em Direito, a presidente também é pós-graduada em Planejamento Tributário, Auditoria e Perícia Contábil; Ciências  e Legislação do Trabalho; Direito do Trabalho e Previdenciário; e em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária.

Em sete décadas, o CRCAM tem zelado pela evolução dos mais de sete mil profissionais da contabilidade presentes no Estado, não restringindo essa capacitação apenas à capital. Diante da imensidade geográfica do território do Amazonas, o Conselho segue investindo em cursos, palestras e workshops, chegando a todos os cantos, para proporcionar a qualificação nas unidades do interior, além de sua base à distância – como o Canal Contábil, desenvolvido pelo Regional.

“Felizmente, deixo a Presidência com esse trabalho encaminhado, esse que sempre foi a menina dos olhos do CRCAM, que tem a cada gestão buscado capacitar os nossos profissionais em todos os cantos do Estado”, disse Manoel Carlos de Oliveira Júnior, presidente do CRCAM na gestão 2018-2019.

70 anos e a conquista da sede própria

Durante a cerimônia, também foi comemorada a conquista da nova sede do CRCAM. O prédio possui uma área de 2.100 m², com três andares e infraestrutura moderna, com elevadores, garagem e padrões de acessibilidade para idosos e portadores de deficiência.

“A nossa principal meta é oferecer aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) boa capacidade operacional, estrutura física e, principalmente, sustentabilidade financeira, para que possam, com tranquilidade, continuar oferecendo o melhor à classe contábil de seus Estados”, pontuou o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, João Altair Caetano dos Santos. “No Amazonas e em todo o Norte brasileiro, sabemos que esse trabalho é ainda mais elevado, devido à locomoção”, finalizou.

As atividades na nova sede serão iniciadas após a finalização das licitações de contratação de serviços necessários à atividade de trabalho. A previsão é que este processo seja concluído  no primeiro semestre deste ano. Ao término, todos os funcionários serão transferidos para o novo local, no bairro de Nossa Senhora das Graças, em Manaus (AM).

Estiveram presentes na mesa da solenidade ex-presidentes do CRCAM, os contadores José Raimundo Fernandes de Araújo (gestão 1988 a 1991);  Flávio Andrade de Souza (gestão 1996 a 1997);  Antônio Augusto de Sá Colares (gestão 2000 a 2001); José Corrêa de Menezes (gestão 2002 a 2003); Lucilene Florêncio Viana (gestão 2004 a 2007); Julio Ramon Marquiore Teixeira (gestão 2008 a 2011); Jeanne Carmen Ramos Luzeiro Figueira (gestão 2012 a 2013); e Edna Maria de Oliveira Dinelli (gestão 2014 a 2015).  Também compuseram a mesa Karliley Karla Capucho, subsecretária de Orçamentos e Projeto da Prefeitura Municipal de Manaus; a presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Amazonas (Sescon-AM),  Cleide Rodrigues Barreto Matheus; o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Amazonas (ACCAM), Armínio Adolfo de Pontes e Sousa; e o presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas, Enio Luiz Ferrarini.

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

você pode gostar também...

Índice de Variação de Aluguéis Residenciais IVAR

Leia mais →