MUNDO CORPORATIVO

Compliance nas empresas – Redução de riscos e de custos?

Isto convenhamos, que certas situações podem comprometer eventualmente a imagem da empresa, pois o simples fato de ser citada em qualquer ação da Policia Federal pode gerar sérios problemas de credibilidade para a empresa.

  1. Info Econômico: Mas muitas dessas empresas já não tinham ou adotavam práticas de “Compliance”? Afinal, muitas dessas empresas não eram de grande porte e forneciam serviços ou produtos para o governo brasileiro?

Sergio Luiz: Eu entendo que implantar práticas de “Compliance” não significa necessariamente que elas estejam sendo cumpridas. É necessário monitorar de forma eficiente as ações que a empresa toma. A Lei 12.846, publicada em 2013, é um avanço, principalmente, nas políticas antifraude. Mas veja, é uma lei que tem apenas 5 anos. As medidas que visam evitar fraudes e a corrupção são apenas uma das vertentes do tema “Compliance”, mas sem dúvida é um assunto muito complexo e que tem que sido muito comentado na mídia e nas redes sociais.

Aproveitando o gancho da sua pergunta, quando você se refere a grandes empresas, o “Compliance” também é muito importante  para as empresas de pequeno e médio porte, pois todas as empresas estão sujeitas às leis. A empresa possui imagem e reputação perante ao mercado, independentemente do seu porte.

 

  1. Info Econômico: Muito se tem ouvido que as empresas possuem Comitês de Auditoria. Esses Comitês podem colaborar com o processo de “Compliance”?

Sergio Luiz: Sim, pois no âmbito de uma estrutura de “Compliance”, o Comitê de Auditoria tem como função principal dar suporte ao Conselho de Administração em assuntos relacionados às auditorias interna e externa, aos riscos corporativos no tocante à exposição da empresa. O Comitê de auditoria fomenta as práticas de “Compliance”, na medida em que uma de suas missões é a de transmitir a importância na transparência das informações da empresa perante aos “Stakeholder” (1) e ao mercado, em se tratando de empresa empresas de grande porte e as de capital aberto.

Na Simionato Auditores, dois dos nossos sócios (Ivam Lima e Sebastião Borota) participam em comitês de auditoria em empresas que são líderes no seu segmento de mercado. E, pelo o que eles têm trazido, é uma expertise muito importante quando se está do outro lado da empresa, mas não como auditores independentes.

(A Simionato Auditores Independentes é um empresa de auditoria independente, e firma-membro da MSI Global Alliance)

“O “Compliance” também é muito importante  para as empresas de pequeno e médio porte, pois todas as empresas estão sujeitas às leis. A empresa possui imagem e reputação perante ao mercado, independentemente do seu porte.”

  1. Info Econômico: Uma empresa que implanta processos de “Compliance” reduz os seus custos?

Sergio Luiz: Antes de responder à sua pergunta, gostaria de dizer o seguinte: “Compliance”  é o um investimento, pois com certeza, se bem implantado e bem monitorado, irá evitar o riscos das condutas irregulares, reduzirá a possibilidade de fraudes que podem representar desvios de dinheiro na empresa, evitará sanções legais pelo não cumprimento da legislação, minimizará com certeza a perda de reputação por ações não condizentes com base na conduta ética, o que será percebido no mercado muito rapidamente. Não devemos nos esquecer que hoje o mundo é das redes sociais e o acesso as informações é muito mais fácil.

Cabe ainda ressaltar que as práticas de “Compliance” aumentam substancialmente as vantagens competitivas das empresas, conscientizando os profissionais com relação ao consumo sustentável dos recursos da empresa. Evidentemente, isso tudo irá repercutir na gestão de uma forma geral, com o aumento na qualidade e rapidez das decisões que naturalmente reduzirão os seus custos.

Agora, cabe um comentário em especial que julgo de suma importância para as empresas que buscam a redução de seus custos, consiste no mapeamento das suas atividades e processos, identificando os riscos e verificando se os controles existentes são adequados. Somente pelo mapeamento de suas operações a empresa terá uma visão clara se os processos internos atendem os objetivos do negócio e também se as pessoas estão trabalhando e utilizando as tecnologias disponíveis.

“Somente pelo mapeamento de suas operações a empresa terá uma visão clara se os processos internos atendem os objetivos do negócio e também se as pessoas estão trabalhando e utilizando as tecnologias disponíveis.”

 

One thought on “Compliance nas empresas – Redução de riscos e de custos?

  • Carlos

    Achei muito interessante a matéria, poderiam pensar em colocar um artigo ou entrevista de como a empresa pode formalizar isso tudo.

Deixe um comentário